Autoridades representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Segurança, o Superintendente da Defesa Civil, Tenente Coronel Cunha, o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez e o governador do Estado, Pedro Taques, se reuniram na manhã desta quarta-feira (23) no Auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, para a apresentação do projeto de erradicação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.
O Plano Emergencial de Enfrentamento foi apresentado e já está sendo colocado em prática com o objetivo de abranger os 141 municípios de MT. Escritórios foram instalados nas 16 regiões do Estado para poder acompanhar, monitorar e assessorar as ações de mobilização, para que sejam efetivamente executadas, e ações como o retorno do “fumacê” serão disponibilizadas à população.
A preocupação maior com a proliferação do transmissor se dá na época de chuvas mais intensas, que se inicia em janeiro, e para o combate mais efetivo ao criadouro do mosquito, as autoridades contam principalmente com a colaboração da população, observando e eliminando os possíveis focos do mosquito em suas residências e recebendo os fiscais.
Juntamente com o Plano, foi apresentado também a Campanha Publicitária de Sensibilização sobre o Combate aos Criadouros do Mosquito Aedes aegypti, produzida pelo Governo do Estado, e dados epidemiológicos das três doenças transmitidas, reforçando assim o porquê da extrema necessidade de uma forte união e trabalho intensivo no combate do mosquito.
Vista como uma das maiores preocupações, devido o aumento dos casos de microcefalia e pelo fato de o Zika vírus atuar sobre a área neurológica do doente, unidades do SUS estarão à disposição em todo o estado e darão prioridade às gestantes e crianças no atendimento sem precisar passar pela fila da regulação.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários