Cuiabá, 23 de Julho de 2024
Notícia Max
23 de Julho de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 11:42 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 11h:42 - A | A

SOJA

Custeio da safra em MT chega a R$ 17 bilhões e produtores bancam maior parte com recursos próprios

AGRONOTICIAS

REPRODUÇÃO

 

A área e os custos produtivos inéditos da soja em Mato Grosso culminaram para uma necessidade jamais vista de capital para custear a safra 16/17, de R$ 17,37 bilhões. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ao ser analisado o peso de cada fonte de financiamento, nota-se uma “dança das cadeiras” no novo funding.

 

Conforme o relatório, a safra de soja e milho abaixo do esperado em 2016 refletiu sobre o bolso do produtor, que reduziu em 7 pontos percentuais o uso do capital próprio no novo custeio da soja, mas ainda assim é a principal fonte de financiamento, com 33%. As revendas, que já vinham reduzindo a sua participação drasticamente no financiamento desde a safra 15/16, continuaram essa tendência, com as trades “abocanhando” parte deste mercado (24%).

 

De acordo com o Imea, os bancos aumentaram a sua participação devido, principalmente, à liberação do recurso de pré-custeio, que contribuiu com 72% do montante total liberado pelos bancos com recursos federais, colaborando pela primeira vez desde o início dos levantamentos do funding para a participação dos recursos federais superar a das revendas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários