Cuiabá, 24 de Julho de 2025
Notícia Max
24 de Julho de 2025

CIDADES Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 09:57 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 09h:57 - A | A

limpeza

Águas Cuiabá retira 120 toneladas de resíduos das bocas de lobo na região da Prainha

As ações integram o Projeto da Bacia da Prainha, iniciado em março deste ano

Da Redação

Mais de 120 toneladas de lixo — o equivalente ao peso de 20 caminhões de lixo cheios (com capacidade média de 6 toneladas cada) — já foram retiradas das bocas de lobo e linhas de drenagem da região da Prainha, em Cuiabá. O número impressiona e acende um alerta sobre o descarte irregular de resíduos nas ruas da capital. A ação faz parte das obras de saneamento conduzidas pela Águas Cuiabá, que já atingiram 40% de avanço.

As ações integram o Projeto da Bacia da Prainha, iniciado em março deste ano, que contempla melhorias estruturais ao longo de onze sub-bacias na região central da cidade. O escopo da obra inclui a implantação de caixas combinadas, readequação de bocas de lobo, reforço da rede de drenagem, além da instalação de rede coletora de esgoto.

Durante a execução das obras, os técnicos da concessionária identificaram um volume expressivo de resíduos descartados de forma irregular nas redes pluviais, incluindo plásticos, entulhos e lixo doméstico. Esse tipo de material obstrui o sistema de drenagem, reduzindo sua eficiência e contribuindo para alagamentos, mau cheiro e danos à infraestrutura urbana. O alerta também se estende à rede de esgoto doméstica.

Segundo o gerente de obras da Águas Cuiabá, Elson Yamamoto, o volume de resíduos coletado até agora evidencia desafios recorrentes encontrados em boa parte das cidades brasileiras: o descarte incorreto de lixo nas vias públicas.

“Grande parte desse material poderia ter sido evitada com atitudes simples, como jogar o lixo no local certo. O impacto vai além da sujeira, afeta a drenagem, contribui para alagamentos e coloca em risco a saúde pública”, alerta. O gerente destaca ainda a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa. “O descarte adequado dos resíduos sólidos é uma responsabilidade de todos nós.”

Progresso das obras – Até o momento, as obras da Bacia da Prainha já resultaram na limpeza de 260 bocas de lobo existentes, implantação de 70 caixas combinadas, reforço em 1.000 metros da rede de drenagem e instalação de 12.080 metros de rede coletora de esgoto.

Todo o esgoto coletado será encaminhado à Estação Elevatória da Prainha, de onde seguirá para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino. Após esse processo os efluentes serão devolvidos ao Rio Cuiabá, em conformidade com os padrões ambientais e de qualidade estabelecidos pela legislação.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários