Cuiabá, 01 de Novembro de 2025
Notícia Max
01 de Novembro de 2025

CIDADES Sábado, 01 de Novembro de 2025, 09:42 - A | A

Sábado, 01 de Novembro de 2025, 09h:42 - A | A

VIDAS SALVAS

Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e VG

Da Redação

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (30 e 31.10). Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.

“A solidariedade de uma família enlutada deve ser exaltada, pois graças a estas boas ações será possível salvar várias pessoas que aguardavam por um transplante”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Na quinta-feira, a 11ª cirurgia de captação de órgãos deste ano em Mato Grosso começou às 11h51 e acabou às 13h54, no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. Foram captados dois rins e duas córneas, que vão contemplar quatro pacientes que aguardam por transplante.

A equipe captadora desta ação é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá, e contou com suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Sistema Nacional de Transplantes e da SES.

Nesta sexta-feira, a 12ª captação de múltiplos órgãos deste ano foi realizada no Hospital Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), das 10h21 às 12h35, com a captação de um fígado e duas córneas, que vão contemplar três pacientes.

A equipe de captação é de Brasília e do Banco de Olhos de Cuiabá, com suporte logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), do SNT e da SES.

A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destaca que todo o trabalho e investimento feito na capacitação de profissionais das unidades captadoras tem sido fundamental para a conscientização sobre o transplante de órgãos.

“A Central já captou 18 rins, oito fígados e um coração nas 12 captações de múltiplos órgãos de Mato Grosso neste ano. Sem falar que de janeiro a setembro foram captadas 242 córneas, o que permitiu que a Secretaria atendesse todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea no Estado”, explicou Fabiana.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a paciente que possibilitou a captação de fígado em Várzea Grande nesta sexta-feira é a primeira doadora de órgãos de Mato Grosso que estava em um programa de hemodiálise.

“Essa doadora tinha problema no rim, mas o fígado estava em perfeitas condições, o que permitiu a captação para salvar a vida de alguém que precisa”, contou Anita.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários