Cuiabá, 31 de Agosto de 2024
Notícia Max
31 de Agosto de 2024

CIDADES Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 07:49 - A | A

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 07h:49 - A | A

CAPACITAÇÃO

Defesa Civil prepara agentes para atuar na estiagem

O curso de Gerenciamento de Queimadas Urbanas e Incêndios Florestais, faz parte do planejamento do órgão e treinou nove agentes da Defesa Civil

Redação

A Defesa Civil de Cuiabá realizou mais um curso de Gerenciamento de Queimadas Urbanas e Incêndios Florestais. A formação acontece todos os anos e, é uma preparação para os bombeiros civis que irão integrar a Brigada de Combate às queimadas urbanas da Capital.

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti explicou que o curso é uma reciclagem e faz parte do planejamento do órgão para o enfrentamento da temporada 2021 de queimadas urbanas. No total receberam o treinamento e capacitação nove (9) agentes da Defesa Civil.

O curso reúne conhecimentos teóricos e práticos, totalizando 04 horas/aula onde são abordados conteúdos programáticos relacionados à teoria do fogo; primeiros socorros; educação ambiental, técnica e tática de combate entre outros.

Nos últimos dias, segundo a Defesa Civil de Cuiabá, os agentes têm sido acionados para conter focos de incêndios na região metropolitana

Após a capacitação os bombeiros civis que agora passam por um período de estágio poderão ser contratados e como Agentes de Defesa Civil integrando a Brigada de Combate às queimadas urbanas e incêndios florestais da Defesa Civil de Cuiabá, lotados na Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Durante a formação acompanharam o curso o Comandante Regional (CR I), Cel. BM Wendel Carlos Arruda da Silva, o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (1º BBM), Cel BM João Paulo Nunes de Queiroz, do chefe de Operações do Sistema de Informação de Agravos (Sinam), Cel. BM Agnaldo Pereira de Souza, do tenente Frank e do secretário adjunto de Apoio a Segurança Pública de Cuiabá, Cel. PM Metelo.

Ocorrências

Nos últimos dias, segundo a Defesa Civil de Cuiabá, os agentes têm sido acionados para conter focos de incêndios na região metropolitana da capital.

Na tarde da última segunda-feira (10), na região de Piquizeiro, em Santo Antônio do Leverger a Brigada da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para conter um incêndio na vegetação.

Na terça-feira (11), o incêndio foi registrado na estrada de Cuiabá a Santo Antônio do Leverger e na tarde de quarta-feira (12), outra queimada urbana foi registrada na região do bairro Altos da Serra II. A Defesa Civil, acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Publica (Ciosp).

A Defesa Civil de Cuiabá alerta a população para que nesse período, de início da estiagem, quando a ocorrência de chuvas diminui na região, não ateem fogo na vegetação. Provocar queimadas é crime. Desde o inicio do ano, a Brigada da Defesa Civil já atendeu 43 ocorrências de queimadas em vegetação e em terremos baldios, na Capital

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários