O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) avançou, em 2020, com a duplicação da BR-163/364/MT e executou 95% das obras previstas para o trecho localizado entre Cuiabá e Rondonópolis. Os serviços seguem em ritmo acelerado e melhoram a qualidade de vida das pessoas, o transporte de mercadorias e o acesso aos bens de consumo, saúde, segurança e educação.
Atualmente, a Autarquia duplica o trecho da rodovia no Distrito Industrial situado no perímetro urbano de Cuiabá. No local estão sendo construídos dois viadutos modernos e vias marginais que irão separar, do trânsito dos veículos que seguem para os bairros, o tráfego pesado dos caminhões que escoam a produção do agronegócio.
Como a BR-163/364/MT é a principal rota de escoamento da produção do agronegócio de Mato Grosso, as obras em execução vão trazer grande impacto social e econômico para o Estado. O trecho localizado entre a capital e o Sul do Estado é utilizado para o transporte de grãos rumo aos portos de Santos (SP), de onde as cargas são embarcadas para o mercado internacional.
Ao todo, as obras do DNIT são realizadas em uma extensão de 174 quilômetros e estão divididas em três lotes
Ao todo, as obras do DNIT são realizadas em uma extensão de 174 quilômetros e estão divididas em três lotes que contam com obras de duplicação e de restauração completa.
São Pedro da Cipa - O DNIT fechou 2020 com a entrega do contorno rodoviário em São Pedro da Cipa, na BR-163/364/MT, a 133 quilômetros de Cuiabá, região produtora ao sul de Mato Grosso. A rodovia é o principal corredor logístico usado no escoamento da produção.
O contorno conta com 2,6 quilômetros de extensão e pistas duplicadas, sentido norte-sul. Ao longo do contorno, foram construídas duas pontes (84 metros cada) sobre o rio São Lourenço. Elas também vão contribuir para a fluidez do trânsito de caminhões e carretas, que deixarão de trafegar dentro do perímetro urbano do município.
Juscimeira - O DNIT também concluiu a construção do contorno rodoviário no município de Juscimeira. A Autarquia liberou o trânsito de veículos em um trecho de 7 quilômetros de extensão da BR-163/364/MT, retirando assim o fluxo de veículos pesados de dentro do perímetro urbano da cidade.
A obra contempla a construção do contorno, de pista dupla, e a execução de duas pontes - 60 metros cada - localizadas sobre o rio Areias, ao longo do traçado do empreendimento. Por dia, trafegam pela região cerca de 15 mil veículos de cargas.
Os contornos de São Pedro da Cipa e o de Juscimeira fazem parte do lote 1 das obras de duplicação da BR-163/364/MT.
Novas pontes – Em 2020, o DNIT concluiu a construção de um conjunto de oito pontes ao longo da BR-242/MT, no norte do Estado. A principal delas, com 100 metros de extensão, está localizada sobre o rio Ronuro, a 35 quilômetros do distrito de Santiago do Norte, no município de Paranatinga. Agora, os usuários podem trafegar pelo trecho pavimentado sem utilizar desvios ou pontes de madeira.
Manutenção - O DNIT revitalizou mais de 277 quilômetros de rodovias que cortam Mato Grosso. Os serviços consistem em fazer a recuperação do pavimento com o objetivo de garantir maior segurança aos usuários. Todas as rodovias do Estado contam com contratos de manutenção e as vias são avaliadas e monitoradas pelas equipes da Autarquia.
Barra do Garças - As equipes do DNIT seguem com as obras de drenagem urbana que abrangem a construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070/MT. O empreendimento beneficiará a população da região ao retirar do centro da cidade o tráfego de veículos pesados. A Autarquia concluiu mais de 50% dos serviços de drenagem e hoje trabalha em diversas frentes, como escavações e implantação de bueiros e galerias para o escoamento das águas pluviais na região do bairro Jardim Nova Barra.
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