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CIDADES Terça-feira, 25 de Maio de 2021, 12:02 - A | A

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DÍVIDAS

Economista orienta: é hora de evitar efeito ‘bola de neve’

Energisa oferece opções de parcelamento pelos canais digitais da empresa

Redação

Muitas famílias viram suas contas acumularem durante os meses da pandemia, que está impactando suas vidas de diferentes formas. E ao longo desse período, a Energisa tem adotado uma série de medidas para apoiar os clientes a manterem as contas de energia em dia no cenário de crise econômica: a empresa está oferecendo parcelamento com condições especiais e facilidades de pagamento. Somente em 2020, em Mato Grosso a Energisa realizou 110 mil negociações com os clientes, que já regularizaram as contas atrasadas. Em 2021 foram 42.654 até abril.

“Estamos passando por uma crise, o que causa uma desordem financeira. Por isso, é fundamental ter um planejamento mensal com hierarquia de contas, priorizando aquelas despesas fixas como as contas de água, luz e aluguel, por exemplo. Essas contas recorrentes não podem se acumular, porque chegam todo mês e isso pode virar uma bola de neve. Se não for resolvido, só tende a piorar com o acúmulo das contas e os encargos decorrentes do atraso”, explica o economista Mauro Ruy de Almeida, formado pelo Ibmec MG e mestrando em Economia e Finanças pelo Ibmec RJ.

A regularização de débitos está disponível para clientes residenciais, comerciais e rurais. A negociação pode ser feita com isenção de juros e encargos para pagamentos à vista. Outra opção é entrada de 10% e as demais parcelas podem ser distribuídas em até 12 vezes na própria conta de energia ou no cartão de crédito.

“Além do parcelamento pelo cartão de crédito ou pelo auxílio emergencial, a Energisa está disposta a analisar as condições dos seus clientes. Estar em dia com a distribuidora evita as ações de cobrança, a suspensão do fornecimento ou a negativação do nome”, explica o coordenador de Recebíveis da Energisa Mato Grosso, Fabrício Pardini.

Para o especialista Mauro Ruy, campanhas sempre são bem-vindas, pois ajudam o cliente a diluir os débitos e diminuir os impactos. “Para quem tem contas em atraso, minha sugestão é: vamos organizar daqui para frente. Coloca tudo no papel e avalia. Veja quais os custos extras que podem ser cortados, negocie as dívidas em atraso de acordo com a sua possibilidade de pagamento e evite multa e juros. Para quem pode pagar à vista, esta é a melhor opção, pois fica livre dos encargos”, aconselha.

Negociação sem sair de casa garante mais segurança

E em tempo de pandemia, optar pelos canais digitais de atendimento garantem total segurança à saúde dos clientes. Para negociar pela Gisa, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (65) 9 9999-7974, é só escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’. No App Energisa On, é só clicar no ícone Parcelamento.  

Pix

Desde fevereiro de 2021, as contas de luz também podem ser pagas pelo sistema Pix. Com a solução inovadora, a Energisa tornou-se a primeira empresa do setor elétrico a incluir o QR Code nas faturas impressas. A nova forma de pagamento proporciona grande melhoria na experiência do cliente, já que o QR Code Pix é liquidado muito mais rapidamente. Ela traz benefícios para todos os consumidores, inclusive os não bancarizados, que poderão pagar suas faturas físicas utilizando o QR Code Pix. Além disso, o pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

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