Cuiabá, 30 de Setembro de 2025
Notícia Max
30 de Setembro de 2025

CIDADES Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 16:43 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 16h:43 - A | A

RANKING DE TRANSPARÊNCIA

Governo de Mato Grosso avança em transparência e governança pública em 2025

Estado se destacou nas dimensões Plataformas, Administração e Governança, Obras e Transformação Digital

Da Redação

O Governo do Estado de Mato Grosso registrou avanços significativos no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, subindo cerca de 10 pontos em relação à avaliação anterior, realizada em 2022. O índice, que mede a qualidade da gestão e da divulgação de informações públicas, colocou o estado na 13ª posição, com 75,3 pontos de 100 possíveis, classificando a transparência como “boa”. 

Entre os destaques positivos, o governo se sobressaiu nas dimensões Plataformas com 91,3 pontos, Administração e Governança com 88,4, Obras com 81,8 e Transformação Digital 80,8 pontos. 

Entre as iniciativas de destaque estão publicação do Diário Oficial em plataforma online e em formato aberto, divulgação do Portal de Dados Abertos a partir do site oficial do governo; divulgação do plano de prevenção e combate à corrupção com a implantação do programa de Integridade Pública MT; e publicação anual de estatísticas das atividades correcionais realizadas pelo Estado. 

Além disso, o governo avança na modernização da transparência estadual. Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), está em desenvolvimento uma nova versão do Portal Transparência, que contará com melhorias de design e maior acessibilidade, oferecendo uma experiência mais moderna e funcional para o cidadão. 

O Índice de Transparência e Governança Pública 2025 demonstra que, apesar do progresso, Mato Grosso ainda precisa fortalecer áreas relacionadas à legislação e aos dados, essenciais para aprimorar ainda mais a gestão pública e consolidar a transparência em Mato Grosso. 

“Estamos trabalhando na publicação de um decreto estadual específico sobre dados abertos. O decreto definirá planos de dados abertos, com bases prioritárias, cronogramas e responsáveis pela divulgação, reforçando o compromisso do Estado em ampliar o acesso à informação e a integridade da gestão pública”, destaca a secretária adjunta em exercício de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE, Aline Landini . 

O Índice de Transparência e Governança Pública, desenvolvido pela Transparência Internacional Brasil, é uma ferramenta de avaliação contínua da transparência dos estados brasileiros, permitindo acompanhar a evolução e estimular melhorias constantes. Ele classifica os entes em um ranking, com notas de 0 a 100, sendo que quanto maior a pontuação, maior o nível de transparência.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários