O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” comemora mais de 2 milhões de atendimentos realizados em favor da população desde a sua inauguração. A Unidade hospitalar possui 3 anos de funcionamento com 100% de sua operação com a entrega da última etapa no dia 19 de novembro e completará quatro anos da entrega de sua estrutura física neste mês de dezembro, dia 28.
A abertura do Hospital Municipal de Cuiabá possibilitou a realização de 2.362.952 (dois milhões, trezentos e sessenta e dois mil e novecentos e cinquenta e dois) de atendimentos entre os meses de fevereiro de 2019 a outubro de 2022, conforme estatística do Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar (NGQH) do HMC. Os dados compreendem Atendimentos Urgência e Emergência, Internações Enfermarias e UTIs, Internações Pediátricas, Consultas Ambulatoriais, Cirurgias de diversas especialidades, Serviços de Imagens, Sessões na Câmara Hiperbárica, Análises Clínicas, Centro de Tratamento de Queimados – CTQ e Centro de Informação e Assistência Toxicológica - CIATOX.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o HMC foi o divisor de águas para a saúde pública de Mato Grosso.
“Quando assumi como prefeito, fiz a promessa de entregar o novo Pronto-Socorro, porém entreguei o maior Hospital do Centro-Oeste, e dentro dele o novo e moderno Pronto-Socorro de Cuiabá. Padrão hospital particular para a população carente, que não tem dinheiro para pagar um plano de saúde. Entre tantas ações de impacto do meu mandato, o HMC mora no meu coração porque cumpre o importante papel de salvar vidas da população cuiabana e mato-grossense, que hoje, representa, em média, 60% atendimentos de pacientes de municípios do interior e 40% da capital, Cuiabá”, disse.
“O HMC está entre os melhores hospitais públicos do país e recentemente recebeu implantação de novas ferramentas, através de consultoria do hospital referência Sírio Libanês, via projetos nacionais do PROADI-SUS do Ministério da Saúde, estamos avançando e humanizando o melhor hospital de Mato Grosso. O HMC é a vitrine da minha gestão, é meu orgulho”, completou o prefeito.
O Hospital Municipal de Cuiabá foi inaugurado em seis etapas até o funcionamento completo da unidade. Na 1ª etapa, do HMC, foi inaugurado a Ala Ambulatorial no dia 25/02/2019. O funcionamento da 2ª etapa em 22/04/2019 compreende 90 Leitos de Enfermarias Clínicas. Já a 3ª etapa com 90 Leitos de Enfermarias Clínicas Adultas e Pediátricas, e Parque Tecnológico de Imagens com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia foi no dia 31 de maio de 2019.
A 4ª etapa do HMC, com 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foi em 06/07/2019. A 5ª etapa foi o início do funcionamento do Centro de Tratamentos de Queimados (CTQ) com 20 (vinte) leitos no dia 30/08/2019 e a 6ª e última etapa foi dia 18/11 com o funcionamento da Urgência e Emergência, totalizando 315 leitos, Central de Material e Esterilização (CME) e o Heliponto.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a inauguração por etapas do HMC foi uma orientação do Ministério da Saúde para melhor adequação dos serviços disponibilizados. “Por se tratar de uma obra muito grande e complexa, com setores específicos, a maneira mais viável foi o funcionamento por etapas”, informou.
O Hospital Municipal de Cuiabá é gerido pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob a administração da gestão Emanuel Pinheiro.
O diretor-geral da ECSP, Paulo Rós, enfatiza que o HMC revolucionou o atendimento aos usuários do SUS. “Qualidade, respeito e humanização são os quesitos para a prestação dos serviços aos pacientes e seus familiares. A estrutura de alta qualidade associada à capacitação das equipes assistenciais do HMC faz a unidade avançar no tratamento de média e alta complexidade da ortopedia, neurocirurgia e demais patologias”, concluiu Rós.
ESTRUTURA DO HMC
Ao todo a estrutura compreende 315 leitos, sendo 225 leitos de enfermaria adulto, 30 leitos de enfermaria pediátrica, 50 leitos de UTIs adulto e 10 leitos de UTIs pediátrico.
Além disso, conta com heliponto, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), ambulatório com mais de 10 especialidades médicas, e exames como tomografia computadorizada, hemodinâmica, raio x, ultrassonografia, eco doppler, endoscopia, colonoscopia, modernos centros cirúrgicos e serviços laboratoriais de análises clínicas e oxigenoterapia hiperbárica.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários