Cuiabá, 17 de Janeiro de 2026
Notícia Max
17 de Janeiro de 2026

CIDADES Sábado, 17 de Janeiro de 2026, 09:06 - A | A

Sábado, 17 de Janeiro de 2026, 09h:06 - A | A

PROTAGONISMO NO TERCEIRO SETOR

Instituto INCA consolida 21 anos com 108 projetos impactantes

Reafirma seu papel como uma das principais Organizações da Sociedade Civil, presente em 70 municípios de Mato Grosso, com prêmio, e hoje é Pontão de Cultura

Da Redação

Constituir e manter uma organização sem fins lucrativos exige responsabilidades que muitos nem imaginam. Envolve compromisso legal, transparência na gestão, planejamento rigoroso e, sobretudo, uma equipe apaixonada por transformar ideias em ações concretas. É exatamente esse conjunto de valores que sustenta a trajetória do Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, que completa 21 anos no dia 17 de janeiro, celebrando centenas de projetos realizados e uma história construída com propósito social, inovação e impacto em massa.

Fundado em 2005 como Instituto Cultural América, o INCA nasceu a partir da criação do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato). A iniciativa impulsionou o audiovisual mato-grossense e abriu caminho para a ampliação de suas ações em áreas como Cultura, Educação, Esporte, Ciência, Meio Ambiente, Turismo, Saúde e Assistência Social.

Esse crescimento levou à consolidação de sua identidade atual e da missão no Terceiro Setor para os próximos anos: contribuir para o amplo desenvolvimento de pessoas, comunidades e instituições. Reflexo este que aponta a presença do Instituto INCA em 70 municípios, reafirmando seu papel como uma das principais Organizações da Sociedade Civil (OSCs), em Mato Grosso.

Nos 21 anos de atuação, o Instituto INCA movimentou mais de R$ 40 milhões, gerou mais de 1 mil empregos diretos e indiretos e impactou pelo menos 150 mil pessoas por meio de cursos, palestras, oficinas, ações de assistencialismo, eventos culturais, esportivos, rodeios e do tradicional Festival de Cinema.

Os números refletem uma atuação sólida e consistente, que posiciona o Instituto INCA como inspiração em Empreendedorismo Social, aliando gestão eficiente, inovação e criatividade à valorização do capital social.

PREMIADO

É referência na preservação da Cultura Regional do Vale do Rio Cuiabá, com a realização de estudos científicos e cooperação técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Garantiu o prêmio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o projeto "Quintais da Cultura Popular Cuiabana", no 35º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, por valorizar identidades de comunidades ribeirinhas, populações negras e grupos de cultura popular em Cuiabá, dando visibilidade a ações políticas e culturais, sendo um exemplo de como projetos locais contribuem para a riqueza do patrimônio nacional.

Uma importante honraria do IPHAN que celebra a preservação do patrimônio cultural brasileiro, destacando a relevância das ações de salvaguarda.

Também foi selecionado na 36ª edição, Região Centro Oeste, com o grupo de Siriri Raízes Cuiabanas, destacando iniciativas de patrimônio afro-brasileiro e a importância da implementação da Lei nas escolas, valorizando a cultura local.

Agora o Instituto é um Pontão de Cultura, devido a vasta contribuição ao longo dos anos, enquanto Ponto de Cultura, exaltando a relevância das tradições.

GOVERNANÇA

Como organização sem fins lucrativos, o Instituto INCA é constituído juridicamente para atuar a favor do interesse coletivo, sem distribuição de lucros, reinvestindo integralmente seus recursos na execução de projetos sociais. Sua estrutura é formada por diretoria, conselho fiscal e equipes técnicas, além de prestadores de serviços qualificados, responsáveis por assegurar governança, responsabilidade administrativa e transparência na aplicação dos recursos.

A atuação do Instituto contempla projetos sempre conectados a estimular o pensamento crítico e incentivar soluções criativas em desafios sociais. Reforça que está alinhado com os 17 objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um futuro mais justo e próspero.

PROTAGONISMO

Para viabilizar essas iniciativas, o INCA construiu parcerias estratégicas com o poder público, via emendas parlamentares estaduais e federais, por meio de Secretarias e Ministérios, também por iniciativa privada, além de Editais público/privado, ampliando o alcance e a efetividade dos projetos.

Reconhecido pela sociedade e por seus beneficiários, o Instituto INCA tem sua história marcada em transformar vidas, fortalecer comunidades tornando o processo inclusivo e sustentável.

A gestão do Instituto INCA é liderada por Cybele Bussiki, a presidente, ao lado de um time de colaboradores e profissionais de diferentes áreas que garantem a execução e a qualidade dos projetos.

Mais do que celebrar uma data, os 21 anos do Instituto INCA representam a consolidação de um trabalho partilhado, pautado pela seriedade, paixão e compromisso com a transformação social, em constante evolução.

Confira as ações no site www.institutoinca.com.br e no Instagram @institutoincamt.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários