Cuiabá, 28 de Abril de 2025
Notícia Max
28 de Abril de 2025

CIDADES Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 05:58 - A | A

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 05h:58 - A | A

alerta

Menos de 10% do público-alvo foram imunizados contra a gripe em Cuiabá

A vacina está disponível aos chamados grupos prioritários nas 73 unidades básicas de saúde da Capital

Da Redação

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 7 de abril e atingiu apenas 7% do público-alvo antes do feriado prolongado, o que gerou um alerta para as autoridades da saúde, já que a meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse total até o encerramento das ações. A vacina protege contra três tipos do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

A vacina está disponível nas 73 unidades básicas de saúde da Capital, porém, somente grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde com base na vulnerabilidade dessas pessoas têm acesso ao imunizante.

Fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; idosos (60 anos ou mais); povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários; trabalhadores dos Correios; pessoas com deficiência permanente; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e, no caso de pertencimento a algum grupo prioritário, um comprovante como laudo médico ou documento funcional.

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina para alguns grupos, o que significa que estará disponível durante todo o ano.

“Este ano, gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – ou seja, até 5 anos, 11 meses e 29 dias – terão acesso contínuo à vacina. Isso é fundamental para prevenir internações e até óbitos decorrentes da gripe”, destacou a secretária.

Catarina reforça ainda a importância da imunização como forma de proteção coletiva e alívio à rede de saúde. “A adesão da população à campanha é fundamental para reduzir a circulação do vírus e evitar o agravamento de casos. Quanto mais pessoas protegidas, menores são os impactos sobre os serviços de saúde”, completou.

A Prefeitura de Cuiabá informou que o Dia D de vacinação está marcado para o dia 10 de maio, com todas as unidades funcionando com atendimento especial para ampliar o acesso à vacina.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários