Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020, 08:56 - A | A

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020, 08h:56 - A | A

TRABALHO RECONHECIDO

Metamat oferece importante lucro social à população mato-grossense

Redação

Reprodução

 

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou em conversa com a imprensa, no final do ano passado, que não havia se esquecido das empresas públicas que podem ser extintas, e que elas ainda precisam demonstrar viabilidade para não terem suas atividades encerradas. Uma das empresas ameaçadas de extinção era a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que sob a direção de Juliano Jorge Boraczynski passou por processo de oxigenação, e hoje oferece importante lucro social à população mato-grossense.

 

Um dos claros exemplos foi a cooperação técnica firmada em dezembro com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) visando a perfuração de cerca 500 poços artesianos, beneficiado aproximadamente 60 mil famílias nos 141 municípios do Estado. 

 

“Hoje são aproximadamente 60 mil famílias sem água no Estado. Para se ter idéia, nos assentamentos mais longes de Mato Grosso as pessoas vão buscar água de carreola, de moto, de trator, e isso conseguiremos sanear até o final do Governo Mauro Mendes”, afirma Juliano.

 

Para 2020, o presidente da Metamat diz que estará buscando a bancada federal para conseguir recurso para que as prefeituras não precisem investir na parte final que são as bombas e as caixas d’água, lembrando que há muitas prefeituras pobres que não têm condições de arcar com essa despesa.

 

Outro importante avanço proporcionado pela nova direção da Metamat aconteceu na semana passada, quando foi firmado um acordo de cooperação com a Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH), para a retomada das atividades do Porto Fluvial de Cáceres, importante modal de transporte de cargas da região.

 

Por meio da cooperação, será aportado o investimento estimado de R$ 1,5 milhão para recuperação da estrutura física, equipamentos, e demais adequações necessárias, com recursos da APH. O cronograma apresentado pela associação prevê que em seis meses aconteça a reativação do porto.

 

 “É uma vontade antiga de todos que trabalham na região, que se possa voltar a usar o transporte aquaviário para escoamento da produção. Esta cooperação garante que cada etapa do cronograma seja cumprida com apoio e fiscalização do governo”, afirma o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

 

Outras ações estão sendo desenvolvidas pela Metamat. Na área da mineração, uma outra parceria proporcionou a instalação de uma Cooperativa de Mineradores (Coopemiga) no município de Aripuanã (1.002 km a noroeste de Cuiabá), que vai possibilidar a unificação todos os garimpeiros do município. De acordo com o geólogo da Metamat, Renato Antunes da Silveira Neto, a ideia foi pensada porque os profissionais da região estariam desamparados e cada um trabalhava por conta própria de forma ilegal.

 

A Agricultura Familiar também estará sendo beneficiada pelas ações que vêm sendo implementadas pela Metamat. O presidente Juliano Jorge já anunciou um grande programa para auxiliar o produtor na recuperação de pastagens e na calagem de importantes áreas de produção.

 

“Estivemos reunidos com o secretário de Agricultura Familiar Silvano Amaral e a empresa Ecoplan Mineração especializada na produção de calcário no município de Nobres. Estamos desenhando um grande programa para o auxílio do produtor na recuperação das pastagens e na calagem de importantes áreas de produção. Em breve, o produtor poderá contar com mais este apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento da sua produção”, pontuou Juliano, em postagem nas redes sociais.

 

O trabalho desenvolvido pela direção da Companhia Mato-grossense de Mineração tem sido reconhecido pelo Governo Estadual. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, destacou que a Metamat está tendo a capacidade de se reinventar, mostrando à sociedade mato-grossense que é uma empresa que já prestou grandes serviços e tem condições de prestar outros novos serviços à população de Mato Grosso.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários