Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2026
Notícia Max
03 de Fevereiro de 2026

CIDADES Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 14:34 - A | A

Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 14h:34 - A | A

EDUCAÇÃO PARA TODOS

Mutirão da educação tem expectativa de atender 150 famílias por dia em VG

Durante o atendimento, a Defensoria Pública analisa caso a caso para entender porque o pedido de matrícula da criança ou adolescente ainda não foi deferido

Da Redação

Com expectativa de atender 150 famílias por dia, começou nesta terça-feira (3) o mutirão “Educação para Todos”, realizado pelo Núcleo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em Várzea Grande, com o objetivo de buscar vagas em creches e escolas para as crianças e adolescentes do município. Os atendimentos acontecem até quinta-feira (5), das 8h às 11h na avenida Presidente Artur Bernardes, 855, Bairro Jardim Aeroporto, e é voltado para alunos de escolas municipais e estaduais residentes no município.

Neste ano, o mutirão conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande que atua lado a lado da Defensoria buscando agilizar a matrícula das crianças e adolescentes.

“É extremamente importante realizar o mutirão para o fornecimento de vagas aos nossos assistidos, porque muitos deles não conseguem nem ao menos se cadastrar no sistema de vagas. Ver a garantia do direito à educação é algo reconfortante para todos nós que atuamos na Defensoria, porque nós sabemos que quando não há educação, sobra em violência, exclusão, desemprego e falta dignidade”, afirma a defensora pública e coordenadora do mutirão, Cleide Regina Nascimento.

Ao longo dos três dias de trabalho, os servidores da Defensoria irão analisar caso a caso para descobrir porque a matrícula da criança ou do adolescente ainda não foi deferida pela Secretaria de Educação. Após verificar os motivos, a Defensoria irá buscar formas de agilizar a efetivação da matrícula.

Para Ana Beatriz Pereira, o mutirão é uma grande oportunidade de conseguir uma vaga no Pré-Primário da sua filha de 4 anos de idade. Diarista de profissão, Ana Beatriz fez o pedido de matrícula da filha, porém ela ainda não recebeu a resposta da Secretaria de Educação de Várzea Grande.

“Eu tenho um filho mais velho de 12 anos. Ele está matriculado e já está estudando, mas minha pequena ainda não conseguiu vaga na escolinha. Ontem começou a aula e tive que deixá-la aos cuidados da minha mãe. Tenho medo dela demorar para entrar na escola e ficar atrasada no aprendizado. Estou com muita expectativa de conseguir finalmente a matrícula dela”, conta Ana Beatriz.

Para ser atendido no mutirão é necessário levar os documentos pessoais dos pais ou responsáveis, documentos das crianças e adolescentes, comprovante de residência e o comprovante do pedido administrativo de matrícula realizado na Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande ou na Secretaria Estadual de Educação. Não é necessário realizar agendamento. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, das 8h às 11h, até quinta-feira (5).

“Nosso objetivo é que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. Iremos buscar vagas tanto em CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil – as chamadas creches), EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica), quanto em escolas estaduais. Portanto, é obrigatório que os pais ou responsáveis venham até a Defensoria de Várzea Grande com o pedido administrativo de matrícula, pois o nosso atendimento é voltado para as famílias que fizeram o pedido, mas ainda estão sem vagas nas escolas”, afirma a defensora.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários