Cuiabá, 05 de Julho de 2025
Notícia Max
05 de Julho de 2025

CIDADES Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, 08:52 - A | A

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022, 08h:52 - A | A

PREVINA-SE

Novembro azul alerta para o câncer de próstata 2º mais comum entre os homens

Elloise Guedes

Novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Uma doença silenciosa que mata cerca 14 mil homens por ano no Brasil. A principal causa dessas mortes é a cultura machista, aliada ao preconceito. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esses dois fatores fazem com que quase 90% dos homens brasileiros deixem de realizar exames preventivos que detectam o câncer de próstata.

17 de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate à doença. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Os números relacionados à doença são alarmantes. Por ano são descobertos 68 mil novos casos deste tipo de câncer. A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. A descoberta precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%.

Especialistas afirmam que a maioria dos homens não se examinam e não se permitem examinar, como ocorre com as mulheres. Segundo eles, isso só deve acabar com campanhas de prevenção mais difundidas, como é o caso do "Novembro Azul". Assim como a campanha "Outubro Rosa", que alerta as mulheres sobre a importância de prevenção ao câncer de mama, a função do Novembro Azul é conscientizar os homens a partir dos 40 anos a respeito do câncer de próstata.

Para o urologista Newton Fernandes Tafuri, médico especialista na doença em Cuiabá, a campanha realizada neste mês incentiva a prevenção, desconstrói preconceitos, e leva informação em prol da saúde masculina.

"O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil. É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais predominante em homens. É importante que a prevenção contra a doença comece a partir dos 45 anos, principalmente para homens que fazem parte do grupo de risco", disse o especialista.

Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico. Entre os exames para diagnóstico estão ainda exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

O empresário Miguel de Souza, teve um final feliz ao descobrir a doença ainda no inicio. Com a descoberta precoce, ele pode fazer o tratamento indicado ao caso dele e foi curado. Hoje ele faz apenas acompanhamento de rotina.

"É uma felicidade enorme saber que superei essa doença que mais mata homens no Brasil. Quando eu descobrir eu tinha acabado de me casar e eu lutei pra que eu ficasse com minha esposa, curtindo a nossa felicidade. Fiz os exames e tratamentos certinho e deu tudo certo no final. Claro que é uma situação constrangedora, mas é algo que podemos resolver. O preconceito levou muitos homens, mas nos dias de hoje, tem outros meios e podemos fazer um acompanhamento mais minucioso. Por isso previnam-se", explicou Miguel.

O “Novembro Azul”

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários