Crianças e adolescentes de bairros periféricos de Várzea Grande estão descobrindo novas perspectivas de futuro graças às oficinas de informática promovidas pelo Projeto Viver Melhor, uma iniciativa social realizada pela Associação Atlética e Cultural Nacional em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, colaboração do Mutirum Instituto da Cultura e recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado Dr. Leonardo.
À frente das aulas está Eduardo Reis, de 35 anos, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele conta que lecionar para esses jovens ultrapassa os limites do ensino técnico. “O trabalho com as crianças e adolescentes tem sido imensamente gratificante. Acredito que a informática que ensinamos é vital para a vida deles, pois hoje tudo no mundo está intrinsecamente ligado à tecnologia”, afirma.
Mais do que preparar jovens para o mercado de trabalho, o projeto objetiva criar um ambiente seguro para resgatar talentos em potencial e afastar os riscos que podem ser causados pela vulnerabilidade social. “Nossa principal missão é capacitar crianças e adolescentes com a informática, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo atual. Além disso, o projeto atua como um porto seguro, resgatando esses jovens de situações de vulnerabilidade e dos perigos inerentes à sociedade”, explica Eduardo.
Segundo o oficineiro, os participantes também desenvolvem autonomia, lógica e criatividade, ao mesmo tempo em que aprendem a enfrentar perigos do mundo virtual e ampliar as chances de uma inserção bem-sucedida no mercado de trabalho. “Acredito que as ações do Projeto Viver Melhor preparam crianças e adolescentes para a sociedade de forma mais completa. Eles se tornam mais aptos a lidar com a tecnologia e os perigos do mundo virtual. Além disso, essa base tecnológica precoce é fundamental para um futuro promissor no mercado de trabalho,” conclui.
O Projeto Viver Melhor reforça o compromisso de garantir, por meio da educação e da tecnologia, um caminho alternativo para jovens de comunidades vulneráveis, semeando não só conhecimentos, mas também esperança e dignidade social.
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