Cuiabá, 28 de Julho de 2025
Notícia Max
28 de Julho de 2025

CIDADES Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 06:50 - A | A

Segunda-feira, 28 de Julho de 2025, 06h:50 - A | A

Volta às aulas

Seduc reforça ações para combater a evasão escolar após o fim das férias

No Estado, a evasão escolar é de 3%, o correspondente a aproximadamente 9,6 mil estudantes

Da Redação

as aulas na rede estadual de ensino foram retomadas nas mais de 640 escolas, localizadas nos 142 municípios de Mato Grosso. No entanto, esse período de descanso pode fazer com que alguns estudantes não retornem à unidade de ensino, o que causa preocupação à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que reforça a continuidade da campanha “Sua Presença Vale Muito”, uma iniciativa estratégica do programa “Nenhum Estudante a Menos”, voltada à recuperação da aprendizagem e o combate à evasão escolar.

No Estado, a evasão escolar é de 3%, o correspondente a aproximadamente 9,6 mil estudantes. Para reverter essa situação, a Seduc realiza esta ação entre o segundo e o terceiro bimestre e envolve identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão, engajamento da comunidade escolar e prevenção do abandono.

De cordo com a coordenadora de Gestão de Rede da Seduc, Patrícia Carvalho, as escolas têm um papel fundamental na execução da “Estratégia de Busca Ativa Escolar”. No início de cada ano letivo, elaboram um plano de ação com acompanhamento sistemático pelas Diretorias Regionais de Educação e a escola indica dois servidores como pontos focais, embora toda a equipe pedagógica e gestora seja corresponsável pela estratégia.

O monitoramento da frequência é realizado de forma contínua, com o apoio de ferramentas como o Sistema de Prevenção ao Abandono e a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI On-Line).

Esses instrumentos registram as ações desenvolvidas com cada estudante, como convocação dos responsáveis, escuta ativa, mediação com o Grêmio Estudantil e articulação com a rede de proteção. “Essa atuação diária, preventiva e proativa coloca as escolas na linha de frente do enfrentamento à evasão, reforçando seu papel central na garantia do direito à educação”, argumenta Patrícia.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a campanha busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação.

"Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós", completa.
Para o secretário, a colaboração é fundamental em iniciativa como esta.

"A busca ativa só é possível graças ao trabalho conjunto das equipes, que demonstram um compromisso incansável com a educação de qualidade", afirma

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários