Cuiabá, 16 de Dezembro de 2025
Notícia Max
16 de Dezembro de 2025

CIDADES Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025, 15:58 - A | A

Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025, 15h:58 - A | A

ATENÇÃO E VIGILÂNCIA

SES promove curso para fortalecer cuidados contra a tuberculose

Capacitação da Secretaria de Estado de Saúde vai contribuir para a melhora dos indicadores e para o controle da tuberculose no Estado

Da Redação

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promoveu, nesta segunda-feira (15.12), a aula inaugural do “EducomunicaSUS para Fortalecer a Atenção e Vigilância da Tuberculose em Mato Grosso”.

O curso será ministrado para 111 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), Vigilância Epidemiológica, Comunicação Social, Atenção Especializada e gestão municipal/regional dos sete municípios prioritários para a tuberculose: Barra do Garças, Cáceres, Campinápolis, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. 

“O curso tem o objetivo de qualificar os trabalhadores quanto ao uso da metodologia EducomunicaSUS, para fortalecer práticas de vigilância e de comunicação nos territórios, e assim melhorar os indicadores-chave da doença no Estado”, destacou a secretária adjunta Executiva da SES, Kelluby Oliveira.

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Sílvia Tomaz, a capacitação também visa fortalecer a reflexão crítica sobre o papel da comunicação e de suas múltiplas linguagens como instrumento estratégico para o enfrentamento da tuberculose.

“Vamos mapear os fluxos comunicacionais, identificando como podem ser utilizados para melhorar os indicadores da tuberculose, como detecção precoce, exame de contatos, adesão e cura”, explicou.

Com esse curso, a Escola de Saúde Pública propõe que os profissionais incorporem as estratégias de educomunicação ao processo de trabalho em saúde, reconhecendo seu potencial para fortalecer a busca ativa, apoiar o Tratamento Diretamente Observado (TDO), ampliar o vínculo com populações prioritárias, e sensibilizar a comunidade, contribuindo para a melhora dos indicadores e para o controle da tuberculose no Estado.

“Esta ação é uma continuidade do projeto EduComunicaSUS, mas é a primeira vez que nós vamos fazer algo específico para um agravo. O primeiro curso foi ministrado para 42 municípios e agora a gente está começando a se desdobrar e conversar com a comunidade sobre essa doença”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Janaina Pauli, a tuberculose é uma doença com diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS, mas que ainda exige dos profissionais de saúde um olhar sensível, uma escuta qualificada e uma comunicação clara, ética e empática. 

“Este curso e o projeto EducomunicaSUS representam um passo estratégico para integrar vigilância, atenção e comunicação, qualificando nossas práticas e ampliando nosso compromisso coletivo com o controle da tuberculose em Mato Grosso, com foco na vida, na dignidade e no cuidado integral das pessoas acometidas pela doença”, pontuou.

O curso será ministrado até fevereiro de 2026. Nesta primeira aula, Bruno Leonardo Olivatto realizou uma roda de conversa para abordar como estratégias educacionais junto à população podem contribuir na prevenção e no cuidado na Saúde Pública. Depois, houve a divisão de grupos entre os municípios para os alunos desenvolverem ações de EducomunicaSUS.

As vagas foram destinadas, prioritariamente, aos trabalhadores que participaram do curso “Midias Sociais e EducomunicaSUS para a Promoção da Saúde”.

A carga horária total do curso, de 30 horas, será distribuídas em 18 horas de atividades em tempo real, com três encontros, e 12 horas de atividades de dispersão, que envolverá a aplicação prática dos conteúdos no território de atuação dos profissionais.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários