Com a finalidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) realiza, na próxima sexta-feira (23),o Dia D do PCD. O evento acontece das 7h30 às 17h, no Sistema Nacional de Emprego (Sine) Matriz, localizado na rua Baltazar Navarros, ao lado do Pronto-Socorro de Cuiabá. A ação é parte integrante da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Há oportunidades para profissionais de diversos níveis de escolaridade e experiência. Também serão ofertados cursos voltados à qualificação profissional. Foram abertas 30 vagas para curso presencial de assistente administrativo, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibilizou 50 vagas para o curso de assistente administrativo, na modalidade Educação à Distância (EAD).
O secretário da Setas-MT, Valdiney de Arruda, explica que o Governo do Estado vem realizando um trabalho contínuo voltado para as pessoas com deficiência, através do programa Emprega Rede. “Durante todo o ano viabilizamos centenas de cursos de qualificação pelo programa Emprega Rede. Fizemos uma parceria com uma faculdade e sorteamos bolsas de estudo integral para três pessoas com deficiência. Fizemos centenas de encaminhamentos e colocações no mercado de trabalho. É um trabalho contínuo”, reforçou o secretário.
LEI DE COTAS
A Lei de Cotas obriga a empresa com cem ou mais funcionários a preencher de 2% a 5% dos seus cargos para PCD. A Lei de Cotas ajudou a mudar o cenário de contratação, e incluir esses profissionais no mercado de trabalho. Porém, alguns pontos evoluíram e outros ainda necessitam de atenção. Em todo o Brasil, sobram centenas de vagas que são ofertadas para PCDs e não são preenchidas. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que em 2016 foram ofertadas 12,941 vagas para PCDs em Mato Grosso, foram encaminhados 1,047 pessoas e apenas 152 foram contratadas.
Arruda informou que tem sido feito um trabalho de base nas empresas, para conscientizar os empresários sobre a necessidade de inclusão do trabalhador com deficiência. “Infelizmente esbarramos no preconceito. Muitos empresários abrem as vagas apenas para cumprir a legislação, mas depois colocam inúmeros obstáculos para não contratar, esperam que deficiência seja mínima, como não ter a ponta de um dedo. Nossa equipe tem atuado diretamente com as empresas. O Ministério do Trabalho também está alerta para que a inclusão seja de fato promovida”, alertou o gestor.
O secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, avalia que a falta de informação por parte dos empregadores sobre a real capacidade das pessoas com deficiência é um dos principais fatores que dificultam o preenchimento desses postos de emprego. O gestor informou que empresários interessados em orientações sobre como ofertar vagas ou candidatos com deficiência que queiram procurar cursos e vagas de emprego, podem recorrer às unidades do Sine para obter outras informações, ou acessar o Portal Mais Emprego. (www.maisemprego.mte.gov.br)
Nesta edição do Dia D do PCD, pouco mais de 20 empresas de Cuiabá já confirmaram presença na ação do Governo do Estado e vão fazer entrevistas de emprego no próprio Sine, durante toda a sexta-feira. Também serão ofertados dezenas de serviços de cidadania, palestras e atendimento estético.
PROGRAMAÇÃO
Conforme a programação da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (20.09), a Seduc, por meio da Adjunta de Esporte e Lazer, realiza atividades das 08h às 17h no Sesi Park, em Cuiabá. A expectativa é que duas mil pessoas participem das ações.
Para o dia 21 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, será iniciado o segundo meeting sobre a saúde da pessoa com deficiência. Com o tema “Mato Grosso unindo forças por uma saúde acessível, inclusiva e integral”. As atividades organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) seguem até o dia 22 de setembro.
Também no dia 21, a Setas-MT dará início, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), à campanha estadual de luta da pessoa com deficiência, com o tema “Acesso universal para todos”. A programação terá início às 14 horas e segue até às 17 horas.
Na quinta-feira (22.09), as atividades serão concentradas na Arena Pantanal. Serão realizadas nove palestras, com temas voltados para a área de educação, além de apresentações culturais. Os trabalhos serão iniciados às 08h e seguem até às 17h. Na tarde do dia 23 de setembro, também na Arena Pantanal, profissionais da Seduc e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) falam sobre a educação bilíngue e o ingresso de pessoas com deficiência no ensino superior.
Na sexta-feira (23.09), das 08h às 11h, além de apresentação cultural, será realizada a palestra “Direito à Tecnologia Assistiva”, ministrada por profissionais da Adjunta de Gestão de Tecnologia em Informação, da Seplan. A atividade ocorrerá no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Também na sexta-feira, no Sine Matriz, acontece o Dia D do PCD. Há oportunidades para profissionais de diversos níveis de escolaridade e experiência. Também serão ofertados cursos voltados para qualificação profissional.
No sábado (24.09), na Arena Pantanal, será realizada a palestra “Surdocegueira”, ministrada pela diretora da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa), Shirley Maia, e a presidente da Associação Brasileira de Surdocegos, Claudia Sofia Pereira. A atividade terá início às 08h30 e segue até as 09h30. Na sequência, é a vez da palestra “Construção do livro em libras”.
O encerramento da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência está programado para às 10h30 do dia 24 de setembro, na Arena Pantanal.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários