As unidades do Programa Siminina iniciaram, nesta segunda-feira (17), uma série de aulas abertas de balé clássico com o objetivo de apresentar aos familiares o desenvolvimento das alunas ao longo do ano. Na Unidade Carumbé, 44 alunas dos períodos matutino e vespertino emocionaram o público ao demonstrar técnicas fundamentais da modalidade, como alongamento, port de bras, plié e tendus.
A iniciativa busca aproximar pais e responsáveis do processo pedagógico, revelando a dedicação e o progresso das participantes. A professora de balé clássico, Maria Augusta Ramos, conhecida como Guta, explicou que a proposta surgiu para mostrar o trabalho realizado em sala. “Fizemos um especial para que os pais entendessem como é o desenvolvimento das crianças numa aula de balé clássico. Mostramos alongamento, técnicas essenciais e um pouquinho do que elas aprendem diariamente”, destacou Guta.
A apresentação foi um momento marcante também para as próprias alunas. Geomarlis Gil, de 14 anos, da Unidade Carumbé, participou com um sentimento de gratidão e despedida. Ela completará 15 anos neste ano e está concluindo seu ciclo no programa.“Estou muito feliz e ansiosa. Este será o meu último ano no programa Siminina, tenho 14 anos e estou prestes a fazer 15. Esta apresentação marca o meu encerramento. Foi uma experiência ótima. Aqui, eu aprendi diversas coisas, como valores e muitas outras experiências. As tias me ensinaram muito. Eu também consegui interagir com outras meninas, aprendi com elas e também consegui ensinar o que eu sabia. O Siminina é uma experiência maravilhosa. Eu recomendo muito”, afirmou Geomarlis.
As famílias celebraram a evolução das meninas. Damelis Yendez, mãe de Geomarlis Gil, ressaltou a importância da iniciativa na vida da filha: “Me gusta muito del Programa Siminina. Minha filha participa há quatro anos e se desenvolveu bastante. Ela gosta muito do balé, melhorou a comunicação e o relacionamento com colegas e professores.”
Para Erika D’Paula, mãe de Alana Sophia, de 8 anos, o programa trouxe acolhimento e transformação. “Ela tem um pouco de autismo e aqui se sentiu acolhida. Tinha dificuldades para se envolver com outras crianças, era agressiva, e hoje está tranquila. Esta é a primeira apresentação dela e meu coração está apertadinho.”
A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, reforçou o impacto das atividades: “É um programa de transformação. Quando olhamos para esse comprometimento, sentimos alegria e certeza de que estamos no caminho certo.”
O Programa Siminina, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que tem como madrinha a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, mantém 16 unidades distribuídas por diversos bairros da capital, atendendo 1.149 meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. O Siminina oferece atividades como balé, fanfarra, reforço escolar e ações socioeducativas. A expectativa é que a 17ª unidade seja inaugurada em breve, no bairro Pedra 90.
Programação das Aulas Abertas
As aulas abertas seguirão ao longo de todo o mês, com apresentações em todas as unidades do programa. Após as exibições no Carumbé e no Distrito da Guia, a programação continua nesta terça-feira (18) nas Unidades Jardim Renascer e Altos da Boa Vista. Há programação até 28 de novembro para as Unidades Chácara dos Pinheiros, Distrito do Sucuri, CPA – CRAS, Tijucal – CRAS, Três Barras, Santa Isabel, Novo Colorado – CRAS, Novo Paraíso, Capão do Gama, Pascoal Ramos, Jardim Leblon e 1º de Março. Cada turma fará sua exibição diretamente na unidade onde é atendida.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.







0 Comentários