Cuiabá, 19 de Abril de 2025
Notícia Max
19 de Abril de 2025

CIDADES Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020, 09:50 - A | A

Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020, 09h:50 - A | A

LUTA CONTRA HIV

Simpósio de Conscientização ocorre nesta quarta

Evento será das 9h às 17h no canal do Youtube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso

Redação

Ocorre nesta quarta-feira (09.12), das 9h às 17h, o 1º Simpósio Estadual Virtual de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS. O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, com o objetivo de debater o tema entre os profissionais da área e tendo foco no atendimento e tratamento de qualidade aos pacientes. 

Devido à pandemia pela Covid-19, o simpósio será online e transmitido por meio do canal do Youtube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT). Além do Simpósio, estarão disponíveis durante a atividade outros materiais e cursos sobre o tema.

Programação
Às 9h de quarta-feira, o simpósio inicia com abertura oficial do evento. Em seguida, a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Marcia Aurélia Veloso, irá apresentar o cenário epidemiológico do HIV/Aids em Mato Grosso.

O segundo tema da manhã será abordado pelo médico especialista em Saúde Pública, o coordenador do Programa Estadual de IST/Aids de Sergipe, José Almir Santana. Ele irá discursar sobre “Prevenção Combinada: novas formas de evitar o HIV e outras ISTs ”. 

Às 10h15 será transmitida uma palestra para debater o acolhimento da pessoa exposta ao HIV/Aids no SAE de Cuiabá. A mestre em Promoção da Saúde e coordenadora do SAE da Região Norte da capital, a enfermeira Liney Araújo, ministrará o tema. 

Após o horário do almoço, às 14h, o médico especialista de Sergipe, José Almir Santana, volta ao simpósio, desta vez para falar sobre a importância da testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica. O encontro virtual se encerra com a palestra do médico infectologista e assessor do Ministério da Saúde, Lino Neves de Silveira, que irá discorrer sobre a testagem rápida na Atenção Primária.

Cenário mato-grossense 

Em Mato Grosso, o Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais estima que, somente em 2019, cerca de 943 indivíduos se infectaram com o HIV e um total de 524 pessoas foram diagnosticadas com Aids. Os dados ainda apontam que, neste mesmo período, cerca de 484 jovens entre 15 e 29 anos foram diagnosticados com HIV.

O levantamento mostra que, de janeiro a outubro de 2020, houve registro de 650 diagnósticos de HIV/Aids no Estado de Mato Grosso. Deste total, 232 casos estão entre os jovens de 20 a 29 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Nos 10 primeiros meses do ano foram diagnosticados 126 casos de infecção por HIV entre gestantes. 

Serviço

O 1º Simpósio Estadual Virtual de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS ocorrerá na quarta-feira (09.12), das 09h às 17h, no canal do Youtube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários