Neste sábado, 18 de outubro, das 8h às 17h, as 24 Unidades de Saúde da Família de Várzea Grande estarão mobilizadas em uma grande ação de imunização, intitulada “Dia D - Unidos para Fazer o Bem”.
Durante o Dia ‘D’ de Vacinação, serão oferecidas doses contra a poliomielite, HPV e demais vacinas que integram o calendário nacional de imunização, reforçando a importância da prevenção e da proteção coletiva.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, reforça o convite à população para vacinar. “Vacina cura, vacina salva. Convidamos todos os pais e responsáveis a levarem suas crianças às unidades de saúde neste sábado. Juntos, vamos continuar mantendo Várzea Grande protegida e saudável.”
A gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Alessandra Carreira, lembrou que, embora o país não registre casos há décadas, a poliomielite continua sendo uma ameaça se a cobertura vacinal diminuir. “Como a população não vê mais casos, muitos acabam subestimando a gravidade da doença. A poliomielite causa paralisia nas pernas e nos braços, comprometendo a locomoção das crianças, pode até apresentar sequelas mais graves e até mesmo o óbito. Por isso, é essencial manter a vacinação em dia”, alertou.
Desde março, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando ações para aumentar a cobertura vacinal no município, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. As equipes têm realizado buscas ativas nas escolas, campanhas aos finais de semana e implantação de pontos de vacinação em locais de grande fluxo, como o shopping e o aeroporto, para facilitar o acesso da população às vacinas.
Além de Várzea Grande, a ação “Unidos para Fazer o Bem” também será realizada simultaneamente em Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, em mais uma mobilização pela erradicação da poliomielite e pelo fortalecimento da imunização em todo o Estado.
A campanha é uma campanha nacional preconizada pelo Ministério da Saúde e, no Município terá o apoio do Rotary Club da Área 1 do Distrito 4440 e do Hospital São Mateus.
Segundo o Rotary Club, essa mobilização faz parte do compromisso da instituição em servir a comunidade e promover o bem-estar da população. A coordenadora do Programa - END POLIO NOW - do Rotary Distrito 4440, Maria Lourdes Sella, destacou que o trabalho de erradicação da poliomielite é o principal programa na área da saúde da organização.
“Em 1988, o mundo registrava cerca de 350 mil casos de poliomielite ano, hoje temos apenas dois países endêmicos, o Paquistão e Afeganistão, que juntos, de janeiro até setembro registraram 31 casos. O Brasil desde 1994 está livre da doença e o nosso objetivo em parceria com as secretarias de saúde, é manter essa conquista por meio da vacinação contínua”, reforçou Maria Sella.
UNIDADES DE SAÚDE QUE ESTARÃO ABERTAS: Cohab Cristo Rei, Cristo Rei, Jd. Imperial, Manaíra, Santa Isabel, Unipark, Marajoara, N. Senhora da Guia, 24 de Dezembro, Cabo Michel, Construmat, Jd. Ouro Verde, Limpo Grande, Manga, Pq. do Lago, São Mateus, Água Limpa, Água Vermelha, Eldorado, Jd. Glória, Aurília Curvo, Souza Lima, Vila Arthur e Maringá I.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários