Neste final de semana, o coletivo de teatro “Pretas em Cena” estreia a peça “Escuta”, escrita e dirigida pela atriz e produtora cultural Sanra de Lis. A apresentação ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, sábado e domingo, na Casa das Pretas, localizada na Praça da Mandioca, em Cuiabá-MT. A entrada é uma contribuição voluntária conforme cada pessoa puder pagar.
O enredo da peça consiste na denúncia de violências cometidas contra mulheres negras, maioria racializada em comparação às mulheres brancas. Segundo dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), apontam que, em 2022, mais de 100 mil mulheres negras (pretas e pardas) sofreram algum tipo de violência.
Sanra de Lis, que inaugura sua jornada como diretora, explica a motivação da construção da peça. “Este trabalho marca a minha estreia como diretora e dramaturga. Como poeta, sempre escrevi sobre as dores que atravessam a vida de tantas mulheres e, agora, levo essas narrativas para a cena, transformando poesia em corpo, manchetes em movimento.”
“A peça Escuta nasceu da angústia de testemunhar o sofrimento de tantas mulheres — adultas e crianças — e de carregar, na pele, as marcas de cada uma dessas histórias. Ela transforma manchetes de jornal em um roteiro que provoca a sociedade, dando voz a um grito que há muito estava contido. Queremos, por meio desta obra, abrir olhos, ouvidos e aguçar todos os sentidos para um sofrimento que insiste em permanecer invisível”, afirma a diretora.
Informações sobre a peça e estreia:
Local: Casa das Pretas (Cuiabá - MT)
Lançamento: 29 e 30 de Novembro
Horário: 19h00
Entrada: contribuição consciente
Classificação indicativa: 16 anos
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Sanra de Lis
Direção & Produção: Sanra de Lis
Ass de Direção & Produção: Janna Rawn
Elenco: Grazi Godwin, Malawi Zion, Lua Mizrahi, Nathally Cristina
Sonoplastia: Janna Rawn
Cenário e figurino: Gleice Oliveira
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.







0 Comentários