Cuiabá, 25 de Setembro de 2025
Notícia Max
25 de Setembro de 2025

ECONOMIA Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025, 14:44 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025, 14h:44 - A | A

em fase de estruturação

Após nova operação contra o PCC, Haddad anuncia criação de delegacia da Receita em Brasília

Ministro da Fazenda afirmou que a medida vai fortalecer o combate ao financiamento de organizações criminosas

G1

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (25) que será criada, em Brasília, uma delegacia da Receita Federal, especializada no enfrentamento a crimes contra o sistema financeiro, e, também, no combate ao crime organizado.

O ministro deu a declaração durante entrevista a jornalistas no Ministério da Fazenda após a realização da Operação Spare, que mira o Primeiro Comando da Capital (PCC) e um esquema com maquininhas de cartão em estabelecimentos comerciais.

Segundo ele, com a criação de uma delegacia especializado no âmbito da Receita Federal, poderão ser deslocados mais servidores, algo que será tratado nas próximas semanas com o Ministério da Gestão e da Inovação.

 "Vamos estruturar [a delegacia] como um legado. Quando tem um núcleo ainda informal, como hoje, que trabalha há dois anos, pode ser que amanhã apareça outra pessoa aqui que não tenha tanto interesse no reforço da segurança pública. Queremos institucionalizar para impedir retrocessos. Quando cria um órgão de estado voltado para determinada finalidade, fica mais difícil desfazer", disse o ministro Haddad.

Segundo ele, a nova delegacia, em fase de estruturação, vai tornar o combate ao crime organizado "uma coisa visível e eficaz, para que esse tipo de ação continue indefinidamente [independente do governo que assuma".

De acordo com as investigações, criminosos da facção atuavam em motéis, postos de combustíveis e lojas de conveniência com o objetivo de financiar o crime organizado em São Paulo.

O ministro destacou, ainda, a integração com demais forças de combate ao crime, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público e as polícias civil e militar. "Essa coordenação é que vai produzir os melhores resultados no combate ao crime organizado", disse.

Haddad afirmou que também é importante a aprovação do projeto do Devedor Contumaz pela Câmara dos Deputados, após o texto ter passado pelo crivo do Senado Federal. "O Brasil tem legislação frouxa em relação a praticas reiteradas de fraudes. Abrir e fechar CPF para driblar a legislação é muito usado ainda. Com o Devedor Contumaz, isso acaba", concluiu.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários