Um líder do Partido Republicano enfrenta críticas após comentários sobre a "Estátua da União", dedicada ao deus hindu Hanuman, localizada no Templo Shri Ashtalakshmi, em Sugar Land, no Texas. A obra de 27 metros, inaugurada em agosto de 2024, é uma das maiores estátuas de Hanuman nos Estados Unidos e simboliza o reencontro de Sri Rama e Sita.
O que o político republicano disse?
Em uma publicação no X no sábado (20), o político texano Alexander Duncan compartilhou um vídeo da estátua e se posicionou contra sua construção, chamando Hanuman de “deus falso” e defendendo que os Estados Unidos são uma nação cristã. Em outra postagem, citou passagens bíblicas de Êxodo 20:3-4 e Romanos 1:25 para justificar suas críticas.
Os comentários provocaram reação imediata nas redes sociais. De acordo com a CNBC, a Hindu American Foundation (HAF) classificou as declarações como "anti-hindus e inflamatórias" e questionou o Partido Republicano do Texas sobre a falta de medidas disciplinares. "Demonstra um ódio anti-hindu bastante sórdido, sem mencionar o desrespeito à Cláusula de Estabelecimento da 1ª Emenda", escreveu o grupo.
Internautas também se posicionaram contra Duncan, destacando que a Constituição americana garante a liberdade religiosa. "Só porque você não é hindu não significa que seja falso. Os Vedas foram escritos quase 2000 anos antes de Jesus andar na Terra e influenciam o cristianismo", afirmou um usuário. Outro reforçou: "Se os seguidores de uma religião não prejudicam os outros, sua fé é protegida pela Constituição".
O que é a estátua hindu no Texas?
A estátua, chamada oficialmente de "Estátua da União", foi inaugurada em agosto de 2024 e integra o Templo Sri Ashtalakshmi, atraindo atenção por sua altura de 90 pés e por simbolizar a união e devoção dentro da tradição hindu nos Estados Unidos.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários