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ECONOMIA Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025, 15:13 - A | A

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COMÉRCIO

CDL Cuiabá lança Natal Premiado para estimular compras no fim do ano

Campanha em parceria com o Governo de MT fomenta o comércio formal em 14 municípios da baixada cuiabana

Da Redação

Foi dada a largada para a maior ação de incentivo às compras do fim do ano, o Natal Premiado, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), em parceria com o Governo de Mato Grosso. Lançada nesta quinta-feira (27), na sede da CDL Cuiabá, a campanha distribuirá mais de R$ 200 mil em prêmios para o cliente final. Para isso, o foco está nos 57% dos consumidores que ainda estão indecisos sobre as compras de fim de ano. 

A campanha funcionará da seguinte maneira: quem comprar nas lojas participantes concorrerá a vários prêmios a partir de R$ 50 em compras. Basta que o consumidor se cadastre e registre o cupom fiscal da compra no site www.natalpremiadomt.com.br. Entre os prêmios, estão um carro zero quilômetro, duas motocicletas, dois caminhões recheados de presentes, dez prêmios no valor de R$ 3 mil e 30 de R$ 1 mil.

Além de Cuiabá, o Natal Premiado abrange lojas em 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Brasnorte, Acorizal, Rosário Oeste, entre outros. A estimativa é de que mais de 600 lojas participem da iniciativa no total. 

“Nossa pesquisa de intenção de consumo detectou que 43% dos cuiabanos vão às compras de Natal e 57% ou não vão ou estão indecisos. Entre os indecisos, 80% estão propensos a comprar. Somente uma campanha como o Natal Premiado para estimular os indecisos a movimentarem o nosso comércio formal, e é essa a importância da nossa parceria com o Governo do Estado”, pontuou o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. 

O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Anderson Martinis Lombardi, atestou a importância do fomento ao comércio formal. “O comércio é aquele que participa com 60% da arrecadação dos impostos estaduais e também com a grande geração de emprego da nossa capital e em toda a baixada. A importância do governo estar junto no Natal Premiado é essa, fomentar o aumento das vendas, assim aumentando a quantidade de emprego e geração de renda”, analisou. 

Também esteve presente no lançamento o assessor de Projetos da Casa Civil de Mato Grosso, Jefferson Moreno. Ele se lembrou do período de 4 anos atrás, quando ainda atuava como adjunto de Turismo na Sedec, e foi procurado por Macagnam para pensar algum projeto pós-pandemia que favorecesse a recuperação do comércio. “De lá para cá, a campanha praticamente entrou para o calendário da Secretaria. Procurado, o governador (Mauro Mendes) sempre determina o apoio por entender a importância que o comércio tem para os 14 municípios da região. Tenho certeza que vai ser um sucesso como sempre foi”. 

O aporte do governo do Estado na campanha é de R$ 700 mil. O sorteio final dos prêmios aos ganhadores será no dia 18 de janeiro de 2026. 

Intenção de compras – Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá demonstrou que as compras de Natal vão injetar mais de R$ 159 milhões no comércio local neste ano. A maioria dos consumidores (94,58%) planeja comprar roupas e calçados, gerando um ticket médio de R$ 806,514 por pessoa. As lojas físicas predominam na preferência dos consumidores: 90,70%. 

Quase 68% dos consumidores irão presentear a si mesmos e 43,41% comprarão quatro ou mais presentes no período. Metade dos consumidores (50%) planeja investir até R$ 400 nas compras, utilizando o cartão de crédito como principal forma de pagamento (33,33%). O Pix será adotado por 25,58% dos compradores. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 25 de novembro, consultando 307 entrevistados.

 
 

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