Além de Cuiabá, o Natal Premiado abrange lojas em 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Brasnorte, Acorizal, Rosário Oeste, entre outros. A estimativa é de que mais de 600 lojas participem da iniciativa no total.
“Nossa pesquisa de intenção de consumo detectou que 43% dos cuiabanos vão às compras de Natal e 57% ou não vão ou estão indecisos. Entre os indecisos, 80% estão propensos a comprar. Somente uma campanha como o Natal Premiado para estimular os indecisos a movimentarem o nosso comércio formal, e é essa a importância da nossa parceria com o Governo do Estado”, pontuou o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Anderson Martinis Lombardi, atestou a importância do fomento ao comércio formal. “O comércio é aquele que participa com 60% da arrecadação dos impostos estaduais e também com a grande geração de emprego da nossa capital e em toda a baixada. A importância do governo estar junto no Natal Premiado é essa, fomentar o aumento das vendas, assim aumentando a quantidade de emprego e geração de renda”, analisou.
Também esteve presente no lançamento o assessor de Projetos da Casa Civil de Mato Grosso, Jefferson Moreno. Ele se lembrou do período de 4 anos atrás, quando ainda atuava como adjunto de Turismo na Sedec, e foi procurado por Macagnam para pensar algum projeto pós-pandemia que favorecesse a recuperação do comércio. “De lá para cá, a campanha praticamente entrou para o calendário da Secretaria. Procurado, o governador (Mauro Mendes) sempre determina o apoio por entender a importância que o comércio tem para os 14 municípios da região. Tenho certeza que vai ser um sucesso como sempre foi”.
O aporte do governo do Estado na campanha é de R$ 700 mil. O sorteio final dos prêmios aos ganhadores será no dia 18 de janeiro de 2026.
Intenção de compras – Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá demonstrou que as compras de Natal vão injetar mais de R$ 159 milhões no comércio local neste ano. A maioria dos consumidores (94,58%) planeja comprar roupas e calçados, gerando um ticket médio de R$ 806,514 por pessoa. As lojas físicas predominam na preferência dos consumidores: 90,70%.
Quase 68% dos consumidores irão presentear a si mesmos e 43,41% comprarão quatro ou mais presentes no período. Metade dos consumidores (50%) planeja investir até R$ 400 nas compras, utilizando o cartão de crédito como principal forma de pagamento (33,33%). O Pix será adotado por 25,58% dos compradores.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 25 de novembro, consultando 307 entrevistados.
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