Cuiabá, 25 de Junho de 2024
Notícia Max
25 de Junho de 2024

ECONOMIA Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 07:55 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 07h:55 - A | A

Presidência da estatal

Comitê dá aval, e Magda Chambriard deve assumir a Petrobras amanhã

G1

O Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (22) a indicação da engenheira Magda Chambriard como nova presidente da estatal.

Magda foi indicada pelo presidente Lula na semana passada. O nome ainda deve ser votado pelo próprio Conselho de Administração da Petrobras, na próxima sexta (24).

"O CELEG considerou que a indicação da senhora Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração (CA), sendo, portanto, elegível para ambos os cargos", diz o comunicado divulgado pela estatal.

No texto, a Petrobras reforçou que, com a renúncia do agora ex-presidente Jean Paul Prates, basta a aprovação do Conselho de Administração para que Magda assuma o comando da Petrobras.

O rito tradicional prevê que o nome também deve ser validado na Assembleia de Acionistas. Segundo a Petrobras, isso poderá acontecer na próxima Assembleia-Geral prevista no calendário – ou seja, sem convocar sessão extraordinária.

Troca de comando

Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no governo Dilma.

Ela foi indicada pelo presidente Lula em substituição a Jean Paul Prates – demitido após meses de "fritura" política e disputa interna com o governo em diversos pontos.

No centro da disputa estavam Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A polêmica sobre o pagamento dos dividendos aos acionistas da Petrobras – quando Prates resistiu a uma orientação do governo – teria sido a "gota d'água", segundo interlocutores.

Atualmente, a Petrobras é comandada de forma interina pela economista Clarice Coppeti, membro da diretoria-executiva da estatal.

Perfil

Formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Magda Chambriard é mestre em engenharia química. Ela também tem especializações em engenharia de reservatórios e avaliação de formações, além de produção de petróleo e gás.

A engenheira começou a trabalhar na Petrobras em 1980, atuando na área de produção por mais de 20 anos. Em 2002, assumiu a assessoria da diretoria de Exploração e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Em 2008, Magda assessorou a comissão interministerial criada pelo presidente Lula para estudar as regras de exploração e produção das reservas de petróleo e gás na área do pré-sal.

Já em 2012, ela assumiu a diretoria-geral da ANP, onde permaneceu até 2016. Enquanto esteve no cargo, liderou estudos técnicos que resultaram na primeira licitação do pré-sal.

Desde 2021, a engenheira atua na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.

 
 
 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários