Cuiabá, 15 de Julho de 2024
Notícia Max
15 de Julho de 2024

ECONOMIA Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016, 14:39 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016, 14h:39 - A | A

ALERTA DO PROCON

Preços de panetones e chocotones variam 177% em Cuiabá

Da Redação

 

O Procon Estadual realizou, nos dias 13 e 15 de dezembro, monitoramento de preços de alimentos típicos da época de Natal. A pesquisa, que foi realizada por amostragem, tem o objetivo de mostrar os índices de variação de preço, possibilitando ao consumidor maior economia na hora de adquirir os produtos.

No total, a equipe de Fiscalização do Procon-MT visitou seis estabelecimentos comerciais (atacadistas e supermercados). Foram pesquisados os preços de 91 variedades de panetone e chocotone (com variação de peso, especiais, com adicionais, etc), 26 variedades de aves/chester/fiesta/peru/frango (temperadas, com preparo facilitado, desossada, recheada), 26 variedades de cortes de carne suína (tender, pernil e lombo – temperado e sem tempero, recheado, desossado, etc) e o valor do quilo de frutas especiais, secas e cristalizadas (ameixa seca, abacaxi desidratado, amêndoa, avelã, banana passa, blueberry desidratada, castanha do Pará, castanha de caju, damasco, frutas cristalizadas, nozes, papaia desidratada, pera desidratada, pistache, semente de abóbora, uva passa clara, uva passa escura e tâmara).

Segundo o gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Ivo Vinícius Firmo, os preços são coletados conforme o valor do dia, mas os consumidores podem encontrar variações. “Os itens pesquisados representam uma pequena amostra do que atualmente é ofertado no mercado, podendo o consumidor ampliar a pesquisa para outros itens e em outros estabelecimentos”, destaca o gerente.

Grupos com maiores variações de preço, indiferente de marca ou qualidade específicas:

1) Panetones e chocotones (apresentação de 500g): variação de 177,11%

2) Aves natalinas congeladas (apresentação inteira e temperada): variação de 115,48%

3) Cortes de carne suína congelada (apresentação sem osso e temperada): variação de 86,77%

4) Frutas especiais (apresentação frutas cristalizadas): variação de 179,46%

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários