O governador Pedro Taques, prefeitos e representantes do setor produtivo que compõem a delegação do estado apresentaram projetos de investimento em Mato Grosso para o China-LAC Cooperation Fund, fundo de investimento estatal para parcerias com a América Latina, nesta terça-feira (07.11).
O Fundo tem orçamento para investimento de U$ 1 bilhão e pode investir em projetos de educação, conservação da água e energia, recursos naturais, infraestrutura, agricultura e tecnologia, entre outros.
O Fundo chinês já financia cinco projetos no Brasil nas áreas da construção civil e agricultura, entre outras. A comitiva foi recebida pelo CEO Xiwen Simon Fan, que demonstrou entusiasmo com os projetos apresentados, tais como os parques tecnológicos do Estado e do município de Sorriso e o setor de energia. “Desejamos ampliar nossos projetos de investimento no Brasil. É um país estratégico para a China e vamos agora estudar em detalhes os projetos apresentados”.
O setor produtivo do Estado, representado pela Aprosoja e Famato, também apresentaram projetos para captação de recursos, como o Agrohub e o Soja Plus.
A criação do Fundo foi anunciada durante a visita do presidente chines Xi Jinping ao Brasil, em 2014. Segundo as exigências do governo chinês, podem ser investidos U$ 100 milhões por projeto e as empresas chinesas podem aplicar no máximo 30% para investimentos sociais.
O governador Pedro Taques lembrou que a China é o principal parceiro comercial e que o futuro do Estado está ligado ao país asiático. “É uma relação de ganho para os dois lados. Nós produzimos muito alimento e vocês precisam de muito alimento. O consumo certamente irá aumentar, assim como nossa produção. Mas precisamos investir em infraestrutura e projetos de alcance social e esse fundo tem um papel importante para alcançamos esse objetivo”, disse o governador.
Instigados pelas apresentações e pelas informações dadas, os chineses concluíram dizendo que vêem bastante potencial de financiamento em Mato Grosso, e anunciaram para breve uma visita ao estado para conhecer de perto essa realidade.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários