Cuiabá, 18 de Maio de 2024
Notícia Max
18 de Maio de 2024

ENTRETENIMENTO Segunda-feira, 20 de Junho de 2016, 18:02 - A | A

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016, 18h:02 - A | A

Turismo

Águas de Negro e Solimões se juntam para formar o maior rio do planeta

Grazielle Feitosa

O Encontro das Águas é um fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões. Para aqueles que visitam a região, o passeio é praticamente obrigatório.

Os dois rios correm lado a lado, sem que as águas se misturem,  transformando-se assim em um dos mais belos fenômenos naturais da região amazônica, conhecido como “encontro das águas”.

Tal fenômeno acontece por conta da diferença na densidade, na temperatura e na velocidade das águas dos dois rios. As águas do Rio Negro seguem seu curso a cerca de 2 km/h, com temperatura de aproximadamente 22 graus, enquanto a velocidade do Rio Solimões chega até 6 km/h, enquanto a temperatura atinge 28 graus.

Quando se unem, os dois rios formam, o Amazonas, que possui mais de mil afluentes e é considerado o rio mais extenso e com maior volume de água do mundo.

O passeio do encontro das águas pode ser  contratado em agências especializadas , com roteiros, horários e preços negociáveis. As empresas geralmente incluem no pacote algumas atrações complementares como visita a comunidades ribeirinhas , observação de vitória régia e de igapó, e pesca artesanal de pirarucu.

Vale lembrar que, ao contratar uma agência de turismo é importante verificar se a mesma é confiável e cadastrada no Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo).

Para quem prefere  um passeio gratuito, a opção é uma das balsas que partem do porto da Ceasa para ligar Manaus, banhada pelo Rio Negro, com a BR 319, do outro lado da Margem do Rio Solimões.

A vantagem de escolher as balsas,  é que elas permitem apreciar o encontro das águas com um diferencial, sob a perspectiva de uma altura de até três andares, o que torna o passeio mais magnífico.

 

Com assessoria

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários