Cuiabá, 31 de Janeiro de 2026
Notícia Max
31 de Janeiro de 2026

ESPORTE Sábado, 31 de Janeiro de 2026, 07:58 - A | A

Sábado, 31 de Janeiro de 2026, 07h:58 - A | A

ENTRADA GRATUITA

Federação convida população ao 20º Campeonato Mato-grossense de KungFu

As competições acontecem neste sábado (31), no recém-inaugurado Palácio das Artes Marciais, com curso gratuito, por meio do projeto Fomento KungFu MT 2025

Da Redação

O 20º Campeonato Mato-grossense de KungFu Wushu será realizado neste sábado (31.01), a partir das 8h, no Palácio das Artes Marciais Lusso Sinohara, onde a população vai conferir, além das competições, apresentações das modalidades do KungFu Wushu e as tradicionais Dança do Leão e do Dragão, uma novidade que será demonstrada na abertura oficial, às 11h. É a oportunidade de conhecer a arte milenar e os atletas que representarão Mato Grosso na seletiva brasileira em campeonatos internacionais.

O projeto “Fomento KungFu MT 2025: Competições nacionais”, é patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel-MT), e iniciou em dezembro. Conta com cursos gratuitos práticos e intensivos por especialistas nacionais que devem atingir centenas de atletas, técnicos e academias de Cuiabá, Várzea Grande, Juína, Aripuanã e Cáceres para impulsionar atletas a destaque internacional por Mato Grosso.

Também contempla serviços e materiais que abrangem não somente a qualificação técnica, como a estruturação do ambiente competitivo necessária para a realização do 20º Campeonato Mato-grossense de KungFu Wushu, equipamentos apropriados para as modalidades de Taolu, Sanda e Shuaijiao, e a viabilização do deslocamento da delegação mato-grossense ao 5º Campeonato Tradicional de KungFu Wushu, em São Paulo (SP), de 19 a 23 de abril de 2026.

Simultaneamente, durante o 20º Campeonato de MT, diversos atletas estão sendo oportunizados com o curso de qualificação: “Performance em Taolu Esportivo”, com o profissional João Ferreira da Silva Junior, especialista nacional em Taolu, representante da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW), de 28 a 01 de fevereiro de 2026.

O Fomento foi criado para enfrentar desafios estruturais do esporte no Estado, como a falta de formação continuada, os altos custos de deslocamento e a necessidade de qualificação técnica dos instrutores. Com 32 anos de atuação, a Federação Mato-grossense desenvolveu o projeto visando impactos de médio e longo prazo, utilizando sua infraestrutura técnica e a sede, com atividades realizadas, nesta etapa, no Palácio das Artes Marciais.

Busca fortalecer e impulsionar o Brasil na campanha por maior destaque mundial e pela futura inclusão do Kung Fu Wushu no programa oficial dos Jogos Olímpicos.

FORMADOR DE ATLETAS

João Ferreira Júnior é multicampeão de alto nível nacional e internacional, mestre em Wushu. Formou diversos atletas medalhistas Brasil à fora, além de ter sido técnico da seleção brasileira por 10 anos, de 2009 a 2019, e formador da atleta Brenda, presidente da FMKFW.

Inclusive ela iniciou o circuito de cursos gratuitos, com o aperfeiçoamento do “Taolu Tradicional”, junto com outros dois professores e atletas da Seleção Brasileira, representantes de Mato Grosso: Gabriel Almeida Pedroso, com o “Sanda”; e Luiz Alberto Soares Maciel Filho, com “Shuajião”.

João Ferreira é natural da cidade de Leme, no estado de São Paulo, uma figura central no Wushu brasileiro, reconhecido por seu papel fundamental na formação de novos talentos. É graduado em Educação Física e Fisioterapia, além de especialista em Medicina Tradicional Chinesa.

CURSO DE TAOLU ESPORTIVO

O trabalho consiste na correção detalhada e individualizada de rotinas de atletas, no aprimoramento de movimentos de alta complexidade (saltos, acrobacias, giros), na adequação da performance aos complexos códigos de pontuação da Federação Internacional de Wushu (IWUF) e na preparação coreográfica e artística para competições.

O Taolu Esportivo (Wushu Moderno) é uma modalidade de extrema exigência artística, acrobática e técnica, comparável em complexidade à ginástica olímpica. O sucesso competitivo nesta modalidade depende de detalhes milimétricos de postura, ritmo, expressão facial e corporal, além do domínio de movimentos de altíssima dificuldade. João Ferreira Júnior é um dos maiores especialistas do Brasil, e profundo conhecedor dos códigos de pontuação internacionais.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários