Morreu na noite de domingo (06) o ex-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, 79 anos. Segundo familiares, Orione estava enfrentando um câncer e problemas cardíacos. Na quinta-feira (3) foi internado na UTI do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Ele faleceu às 22h30 no hospital.
Desde 1986, Carlos foi eleito presidente da entidade, deixando o cargo em fevereiro deste ano em decorrência de problemas de saúde.
Nomeado como interventor da Confederação Brasileira de Futebol na década de 70, Orione se manteve no cargo até 1979.
O corpo de Carlos Orione está sendo velado na Capela Jardins, sala Orquideas, e será sepultado às 16h00, no Cemitério Parque Bom Jesus.
Histórico
Depois de 38 anos à frente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), o presidente Dr. Carlos Orione deixou o cargo. A renúncia foi assinada no dia 16 de fevereiro de 2016 por motivo de problemas de saúde.
Os avanços obtidos nesse período, que incluem a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, marcaram a gestão de Orione, que assumiu a presidência da federação como interventor em 1977 e permaneceu até 1980, quando se ausentou por dois anos e voltou de forma democrática, por aclamação de seus filiados, permanecendo no cargo até terça-feira.
Apaixonado por futebol, Dr. Carlos Orione, que é Procurador de Justiça aposentado em Mato Grosso, onde ocupou diversos cargos públicos, entre eles o de Procurador Geral do Estado, teve sua administração pautada pelo fomento do futebol no interior do estado, onde interiorizou o futebol amador através da criação de diversas ligas amadoras e também a criação de clubes como o Luverdense Esporte Clube, em destaque atualmente.
Suas ações fizeram com que o esporte mato-grossense tivesse maior credibilidade no âmbito nacional. Tendo realizado a promoção de vários eventos esportivos a nível nacional e internacional culminando com a participação decisiva na atual conquista de do Estado de Mato Grosso em sediar a Copa do Mundo de 2014, na Capital do Estado.
Biografia
Carlos era formado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes-RJ em 1962, Orione exerceu a advocacia nos anos de 1962 a 1968 em Guiratinga, e em 1968 ingressou na carreira do Ministério Público Estadual através de concursos sendo promovido em 1973 ao cargo de Procurador Geral da Justiça no estado de Mato Grosso de 1987.
Além de outras nomeações pelo Governo do Estado, exerceu os seguintes cargos: Diretor Administrativo das Centrais Elétricas Matogrossense S.A, – CEMAT, Diretor Administrativo do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso- IPEMAT e Diretor do Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso.
(Com Gazeta Digital)
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários