A goleada por 4 a 0 sofrida contra o Novorizontino foi apenas o quarto jogo do Palmeiras na temporada. Até aqui, 26 jogadores foram usados, num período em que Abel Ferreira faz testes e trabalha para condicionar fisicamente todo o elenco.
Estes pontos são citados internamente como alguns dos motivos para a maior derrota do Verdão em praticamente 11 anos. Só que as avaliações feitas já indicam lacunas pensando na equipe ideal para 2026.
– Sabemos que o futebol é volátil, nem tudo estava bem com três vitórias seguidas. Já disse que iríamos colocar todos para jogar, analisar cada jogador e não há melhor momento do que esse – resumiu Abel Ferreira.
Para o treinador, o Palmeiras chegará ao melhor momento físico após um mês de trabalho, o que significaria o início de fevereiro.
No caminho, porém, a equipe tem o Campeonato Paulista e o início do Brasileirão a disputar. E no sábado, há o clássico com o São Paulo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Crefisa Barueri, pelo Estadual.
Enquanto o clube ainda busca reforços na janela que fica aberta até dia 3 de março, o ge fez uma lista por posições com os jogadores usados por Abel e onde há disputas abertas:
- Goleiro: Carlos Miguel (3 jogos) e Marcelo Lomba (1 jogo)
Com a saída de Weverton, Carlos Miguel se consolidou como o titular. Ele jogou as três primeiras partidas e não foi vazado. Marcelo Lomba, reserva imediato, foi o escalado na goleada para o Novorizontino e será o suplente.
- Lateral-direito: Khellven (3 jogos) e Giay (2 jogos)
Esta é uma posição que gera muitas dúvidas, pois nenhum dos dois vem jogando bem. Khellven tem como ponto forte o apoio, mas vem de um fim de ano ruim e início também com atuações abaixo do que já apresentou. Giay, conhecido pela intensidade na marcação, entrega pouco na construção.
- Zagueiro: Gustavo Gómez (3 jogos), Murilo (3 jogos), Benedetti (3 jogos) e Bruno Fuchs (2 jogos)
Gómez se mantém como capitão e é um dos titulares mais garantidos para 2026. A dúvida está no seu parceiro. Bruno Fuchs é visto como um candidato a assumir a titularidade, mas foi o zagueiro que atuou menos. Murilo e Benedetti foram irregulares nas primeiras oportunidades.
- Lateral-esquerdo: Piquerez (3 jogos), Jefté (1 jogo) e Arthur (1 jogo)
Outra posição que tem um titular garantido: Piquerez, apesar da atuação ruim na goleada para o Novorizontino. Jefté foi contratado ano passado para ser seu reserva, mas sofreu um edema e virou desfalque. Isto abriu espaço para Arthur, do sub-20, atuar e receber elogios de Abel Ferreira, esquentando a briga no setor.
- Primeiro volante: Marlon Freitas (3 jogos), Emiliano Martínez (3 jogos) e Luis Pacheco (3 jogos)
Único reforço do Palmeiras até aqui, Marlon deixou boa impressão quando foi titular e desponta como camisa 5, mesmo que sua característica mais forte seja como segundo meio-campista. O ex-Botafogo chama a atenção pela capacidade de criação, enquanto Luis Pacheco, de 17 anos, foi bem nas oportunidades que recebeu. Emiliano Martínez, contratado em 2025, é quem teve pior desempenho na função nestes primeiros jogos. O Verdão quer um jogador de peso para o setor.
- Segundo volante: Larson (3 jogos) e Andreas Pereira (2 jogos)
Larson é uma das principais novidades deste início de ano. Promovido do sub-20, o volante tem feito bons jogos e recebido minutos, especialmente porque Andreas Pereira machucou o ombro na estreia como titular. O camisa 8 e Lucas Evangelista, que se recupera de lesão na coxa, são os principais nomes para a posição, mas o garoto se coloca como opção para jogar na sequência do ano, também.
- Meia: Mauricio (2 jogos), Raphael Veiga (2 jogos) e Erick Belé (2 jogos)
Mauricio teve uma boa estreia no Paulistão, enquanto Veiga tem mostrado dificuldades para embalar, como no ano passado. Com todos à disposição, os dois devem acabar ficando no banco, para que Abel volte a usar Flaco López e Vitor Roque juntos. Belé, promovido do sub-20, tenta se colocar como uma opção para segundo tempo.
- Pontas: Allan (3 jogos), Riquelme Fillipi (3 jogos), Bruno Rodrigues (3 jogos) e Sosa (2 jogos)
No lado direito, Allan tem um gol e desponta também como titular, mas o Palmeiras espera buscar outro jogador no mercado, pois tem negociação avançada pela saída de Facundo Torres. Na esquerda, enquanto Felipe Anderson se recupera de lesão sofrida ainda em 2025, Sosa é a primeira opção. Bruno Rodrigues não começou bem o ano, e Riquelme, outra cria da Academia, oscila muito.
- Atacantes: Flaco López (3 jogos), Luighi (3 jogos) e Vitor Roque (2 jogos)
Destaques de 2025 com 45 gols somados, Flaco e Vitor Roque ainda não jogaram juntos nestas primeiras rodadas de 2026. O camisa 9 lidou com problemas físicos: teve um leve entorse na pré-temporada e foi poupado contra o Mirassol por sentir dores no joelho no jogo anterior. Luighi fez o primeiro gol do ano, mas não embalou e pode ser negociado. Flaco, que também balançou as redes uma vez, é peça importante.
Quem ainda falta jogar?
Além de reforços, o Palmeiras trabalha para recuperar jogadores que estão no departamento médico. Felipe Anderson começou a treinar com o grupo nessa quarta-feira e está perto de estrear em 2026.
Lucas Evangelista, fora desde o fim do ano passado por lesão muscular, também faz transição entre a parte física e técnica. O principal nome fora ainda é Paulinho, que passou por cirurgia na perna direita no início do segundo semestre de 2025, e é esperado para retornar no próximo mês.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.



0 Comentários