Cuiabá, 05 de Agosto de 2025
Notícia Max
05 de Agosto de 2025

ESPORTE Domingo, 03 de Agosto de 2025, 08:17 - A | A

Domingo, 03 de Agosto de 2025, 08h:17 - A | A

conheça

Rafael Câmara vence em Hungaroring e é campeão da Fórmula 3

Brasileiro liderou de ponta a ponta e ficou com o título da categoria

Globo Esporte

O brasileiro Rafael Câmara já pode soltar o grito de campeão da Fórmula 3. Neste domingo, o piloto da equipe Trident assegurou a conquista do campeonato após terminar em primeiro na corrida realizada em Hungaroring, na Hungria. Com o resultado conquistado, Câmara alcançou os 156 pontos e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Mari Boya, com 108.

 A corrida do título
Rafael Câmara largou na pole position na corrida principal de Hungaroring. Com chuva, a largada foi feita em andamento por questões de segurança. Tramnitz, um dos adversários do brasileiro na briga pelo título, rodou na primeira volta, mas conseguiu se manter na pista, caindo para 24º.

Na quarta volta, Boya ultrapassou o piloto brasileiro, mas rapidamente retomou a liderança. A entrada do safety car ajudou Câmara, que corria o risco de perder a primeira colocação. Logo quando o carro de segurança deixou a pista, uma batida provocou outra entrada. Depois, mais um acidente chamou o safety car.

Rafael abriu 1s5 para Boya na volta 14, após as três entradas do carro de segurança. Enquanto isso, Tsolov, outro adversário do brasileiro na luta pelo título, começou a escalar o grid e chegou a ficar em sexto. Para impedir o título antecipado de Câmara, ele precisava terminar ao menos em quarto.

Por conta das várias entradas do safety car, a direção de prova optou por estabelecer um tempo para a prova terminar. Nesse momento, Boya avançou e encostou no brasileiro, diminuindo a diferença de 1s5 para 0s6 com 12 minutos para o fim. Na reta final, Câmara aumentou a vantagem para mais de 2s, fez a volta mais rápida e fechou a prova com o título.

O campeão
Aos 20 anos de idade, Câmara faz parte da academia de pilotos da Ferrari desde 2021 e participou de sua primeira temporada na Fórmula 3 neste ano.

O pernambucano de Recife começou a caminhada rumo ao título de maneira avassaladora, com quatro pole positions em cinco corridas - recorde da categoria - e três vitórias, nas provas disputadas na Austrália, Bahrein e Espanha. Com a ampla vantagem construída, administrou nas provas finais e voltou a fazer a pole na Hungria.

Com o título, Rafael se junta a outro brasileiro como campeão da Fórmula 3: Gabriel Bortoleto. O atual piloto da Sauber na Fórmula 1 conquistou a F3 em 2023 e, no ano seguinte, também foi campeão da Fórmula 2.

A carreira de Rafael Câmara
O agora campeão da Fórmula 3 iniciou sua carreira no automobilismo ainda criança, em 2014. Rafael Câmara passou a brilhar nos campeonatos de kart e tornou-se vice-campeão mundial na classe OK Junior em 2019 - a competição já revelou nomes de prestígio na F1, como Michael Schumacher, Max Verstappen, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Gabriel Bortoleto, entre outros.

Antes de migrar para os monopostos, Câmara foi campeão de torneios de prestígio no kart em 2021, como o WSK Champions Cup, superando o atual piloto da Mercedes Andrea Kimi Antonelli, e o WSK Super Master Series - este último, vencido por Verstappen em 2012. Além disso, foi vice-campeão do Europeu.

Com resultados bastante expressivos, Rafael Câmara chegou com tudo nos monopostos. Em 2022, o brasileiro participou de três competições com carros de Fórmula 4 e ficou no top 3 em todas: foi vice no campeonato dos Emirados Árabes e terceiro no Italiano e na ADAC F4.

No ano seguinte, terminou em terceiro lugar no campeonato do Oriente Médio e em quinto na Fórmula Regional Europeia (FRECA). Embora tenha mantido a colocação no campeonato do Oriente Médio em 2024, o pernambucano evoluiu e tornou-se campeão antecipado da FRECA. Os desempenhos consistentes foram cruciais para levar o brasileiro à Fórmula 3 na atual temporada.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários