Cuiabá, 09 de Novembro de 2025
Notícia Max
09 de Novembro de 2025

FICA ESPERTO Domingo, 09 de Novembro de 2025, 17:38 - A | A

Domingo, 09 de Novembro de 2025, 17h:38 - A | A

DE TODO ESTADO

Empreendedorismo sustentável e desfile inclusivo marcam evento promovido pela Sema e parceiros

Exposição contou com mais de 20 estandes com produtos confeccionados por mulheres que criam

Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Cuiabá) e a BPW Várzea Grande reuniram neste sábado (09), no Complexo de Multiuso do Várzea Grande Shopping, mais de 20 estandes com exposição de produtos confeccionados por mulheres que criam e transformam suas histórias por meio do empreendedorismo sustentável.

Além da exposição, quem passou pelo local teve a oportunidade de assistir ao “Desfile Sustentável Raízes e Vozes – Sustentabilidade está na Moda”. “Cada espaço desse evento, cada estande, cada história representa um ou mais de um ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Aqui damos visibilidade ao protagonismo feminino, geramos renda, fortalecemos parcerias e apresentamos uma nova forma de produzir, mais consciente e mais ética”, ressaltou a coordenadora do evento, Cleonice Neris.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que a política de desenvolvimento sustentável implementada pelo órgão está fundamentada em três pilares: ambiental, econômico e social. “Não há o que se falar em desenvolvimento sustentável sem olharmos para o outro, oferecendo oportunidades de crescimento e inclusão”, enfatizou.

Indígena da aldeia Wazare do Povo Pareci, localizada no município de Campo Novo do Parecis, Hayka Paresi trouxe para o evento roupas produzidas pela associação de mulheres indígenas com impressão botânica em tecido seda. Na aldeia, as mulheres produzem suas próprias tintas com matéria-prima orgânica e utilizam plantas medicinais para criar as estampas.

“Essas imagens são folhas de plantas medicinais que utilizamos em nosso cotidiano. No evento estamos com representatividade tanto nas roupas como no desfile”, revelou Hayka Paresi, que participa pela primeira vez de uma exposição realizada em um shopping.

A empreendedora Gislene Cruz, 48 anos, trouxe para exposição biojoias (acessórios feitos com materiais orgânicos da natureza), bonecas e outros produtos artesanais. Quando questionada sobre qual seria o seu favorito, ela não teve dúvidas e apresentou a cadeirinha feita com cipó urubamba.

Ela conta que desde criança sempre gostou de artesanato, mas foi há 10 anos que decidiu se aperfeiçoar. Atualmente, além de vender os seus produtos em feiras, também mantém uma loja no centro de Cuiabá onde divide o espaço com outros integrantes de uma associação.

Diversidade

Com uma proposta de inclusão, o “Desfile Sustentável Raízes e Vozes – Sustentabilidade está na Moda” trouxe para a passarela, além de modelos profissionais, mulheres que atuam em outros setores, indígenas, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+.

O estilista e curador do desfile, Jhosemar Corrêa, destacou que a proposta da coleção foi proporcionar uma reflexão sobre os conceitos de moda circular e inovação sustentável, tendo como foco mulheres em situação de vulnerabilidade.

O evento contou ainda com apresentação do Coral Canto e Encanto, apresentação de danças de Siriri e Cururu e performance artística visual em tempo real.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários