Cuiabá, 05 de Dezembro de 2025
Notícia Max
05 de Dezembro de 2025

FICA ESPERTO Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025, 11:33 - A | A

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025, 11h:33 - A | A

SAÚDE AMBIENTAL

SES realiza treinamento inédito para combater arboviroses

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promoveu de segunda a quinta-feira (1º a 4.12) capacitação em vigilância de arboviroses zoonóticas,  para melhorar o controle de doenças transmitidas por animais para humanos, especialmente através de vetores como mosquitos. A ação teve o apoio do Ministério da Saúde.

O evento reuniu 40 participantes, entre profissionais da SES, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialistas do Ministério da Saúde participaram como facilitadores das atividades teóricas e práticas.

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, o treinamento teve como foco aprimorar a detecção precoce de arboviroses zoonóticas como febre amarela, febre do Nilo Ocidental e febre do Oropouche por meio da vigilância de epizootias em primatas não-humanos, equídeos, aves silvestres e outros.

“A iniciativa promove atualização técnica, integração de equipes e a formação de multiplicadores estaduais, incluindo o uso de ferramenta estratégica para registro, monitoramento e análise de notificações envolvendo zoonoses”, explicou.

A capacitação incluiu atividades teóricas no Hotel Fazenda Mato Grosso e práticas na UFMT, utilizando laboratórios e áreas externas para capacitação em biossegurança, coleta de amostras, técnicas de entomologia (estudo dos insetos) e métodos de investigação de campo.

Também foi realizada uma aula prática no Horto Florestal Tote Garcia, onde simularam coleta de amostras de animais, instalaram armadilhas e fizeram registro fotográfico de animais para fins de notificação no sistema SISS-GEO, reforçando o conceito de Uma Só Saúde (Saúde Animal, Humana e Ambiental).

“O treinamento fortalece a resposta oportuna a eventos de importância em saúde pública, melhora a qualidade dos dados e contribui para a análise de risco e definição de áreas prioritárias para intervenção. A ação também consolida parcerias interinstitucionais essenciais para o enfrentamento das arboviroses no estado”, concluiu a coordenadora.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários