O Banco Central (BC) lança nesta segunda-feira, 1º, um novo serviço criado para oferecer mais segurança aos usuários do Sistema Financeiro Nacional. Trata-se do BC Protege+, mecanismo gratuito que permite bloquear a abertura de contas e a inclusão como titular ou representante em contas de terceiros.
O serviço é voltado tanto para cidadãos quanto para empresas, por meio de colaboradores cadastrados. “A iniciativa é mais uma ação do Banco Central do Brasil para proteger os cidadãos de golpes e fraudes e preservar a integridade do Sistema Financeiro Nacional”, informou o BC, em nota.
De acordo com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a medida, apresentada em campanha nacional com o mote “mais segurança ao seu alcance”, fortalece o combate a fraudes e reforça a integridade do sistema financeiro brasileiro.
“Com o BC Protege+, o cidadão passa a contar com mais uma camada de segurança, reforçando o controle sobre seus dados e protegendo-se de fraudes financeiras”, diz a associação dos bancos.
Segundo o BC, a consulta ao BC Protege+ pelas instituições deve ser motivada e utilizada exclusivamente para as finalidades previstas, garantindo sigilo, proteção de dados e conformidade legal.
O acesso ao serviço é feito pelo Meu BC, disponível em www.bcb.gov.br/meubc, e requer conta gov.br de nível prata ou ouro com autenticação em duas etapas (conforme previsto no normativo).
Uma vez logado, o cidadão pode ativar ou desativar a proteção a qualquer momento. Ao ativá-la, as instituições financeiras receberão, em suas consultas, a informação de que novas contas não devem ser abertas em seu nome, evitando contratações indevidas.
A ferramenta é gratuita e pode ser desativada por prazo indeterminado ou por período específico, sendo reativada automaticamente ao final do prazo escolhido.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.







0 Comentários