Situada em Wandlitz, ao norte de Berlim, a antiga casa de campo do líder nazista Joseph Goebbels levanta hoje uma questão: por que não simplesmente demoli-la?
“Porque acredito que não se pode simplesmente apagar todos os vestígios do próprio passado”, argumenta o prefeito de Wandlitz, Oliver Borchert.
A casa de Goebbels, Ministro da Propaganda nazista e um dos confidentes mais próximos de Hitler – era aqui que ele vinha relaxar nos fins de semana.
Como Ministro da Propaganda do Reich, foi também lá que ele escreveu muitos de seus discursos de ódio, incluindo seu famoso discurso sobre a Guerra Total, proferido no dia 18 de fevereiro de 1943 no Palácio dos Esportes, onde entoou a famosa pergunta: "Vocês querem a guerra total?"
Como chefe da propaganda nazista, Goebbels foi responsável por disseminar a ideologia desumana do regime de Hitler.
Em seu cinema particular, ele assistia aos episódios do Wochenschau (programa de notícias da Alemanha Nazista) antes de autorizar a transmissão do programa.
E ele dava festas extravagantes com celebridades do mundo das artes.
Muitas coisas não mudaram desde que Goebbels e sua família abandonaram a mansão: os painéis, o teto e a lareira.
No banheiro, o piso e a banheira ainda são os mesmos.
E, durante a Segunda Guerra Mundial, o lugar se tornou cada vez mais importante para Goebbels.
“Este era definitivamente um lugar mais seguro para se estar durante o bombardeio de Berlim”, aponta o historiador Jörg von Bilavsky. “Ele também chamava este refúgio de seu pequeno cofre de tesouros.”
Durante a ditadura comunista da Alemanha Oriental, o complexo foi convertido em uma academia para jovens.
Hoje, a história deste lugar está sendo literalmente coberta pela grama.
Os custos anuais de manutenção do complexo são de 200 mil euros (cerca de R$ 1,23 milhão), mesmo estando vazio.
As autoridades pretendem encontrar uma solução até 2027. Talvez vire um museu ou um centro educacional. Ou será que é hora de demoli-lo, afinal?
“Dois dos episódios históricos mais desafiadores da Alemanha convergem neste local. Quem põe abaixo tudo isso apaga junto a história alemã. E isso é inaceitável”, diz o prefeito.
“Estamos na sala de estar onde ele realizava recepções. Esta sala tem uma característica arquitetônica única: janelas retráteis que podem afundar no chão”, diz o historiador Jörg von Bilavsky, em visita ao local.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.







0 Comentários