Em declaração à imprensa internacional durante os preparativos para a COP30 em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ligará novamente para o presidente norte-americano Donald Trump caso as negociações entre os países não derem certo.
De acordo com a Reuters, Lula comentou que o foco estará nas negociações com os EUA após o evento ambiental na capital paraense. Disse, ainda, que ele, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão prontos para uma nova rodada de negociações e poderiam viajar aos Estados Unidos, se necessário.
“Saí da reunião com o presidente Trump convicto de que chegaremos a um acordo. Disse a ele [Trump] que era muito importante que nossos negociadores começassem a conversar em breve. Quando a COP30 terminar, se a reunião entre meus negociadores e os dele ainda não tiver sido agendada, ligarei para Trump novamente”, disse Lula.
Conversas na Malásia
Na Malásia, no último mês, os dois líderes protagonizaram uma conversa que “parecia impossível”, nas palavras de Lula.
Os presidentes se reuniram por cerca de 50 minutos, em um encontro a portas fechadas.
O diálogo ocorreu em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países, após Washington impor tarifas de 50% sobre exportações brasileiras e sancionar autoridades nacionais por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para jornalistas, Trump comentou que a reunião teve pontos positivos.
“Tivemos uma boa reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, eu acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.



0 Comentários