A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lança oficialmente na próxima terça-feira (30) o Prêmio ALMT de Jornalismo, batizado de “Troféu Parlamento”. A solenidade de lançamento ocorrerá às 19h, no Salão Negro da Casa de Leis.
A iniciativa da Secretaria de Comunicação (Secom) faz parte das comemorações dos 190 anos da ALMT e busca reconhecer o papel fundamental da imprensa na cobertura das atividades institucionais e parlamentares.
Prazos e Categorias
O período para inscrições no prêmio será de 1º de outubro a 5 de novembro, através do site oficial. A avaliação e o julgamento dos trabalhos ocorrerão de 15 de novembro a 20 de dezembro. A cerimônia de entrega da premiação está marcada para 29 de janeiro de 2026.
Este é o primeiro prêmio oficial da ALMT voltado exclusivamente para jornalistas, com categorias que visam premiar o talento dos profissionais mato-grossenses e destacar a divulgação de assuntos do Parlamento:
-
Telejornalismo
-
Reportagem em Texto
-
Radiojornalismo
-
Fotojornalismo
-
Universitário
A categoria Universitário terá o mesmo reconhecimento e valor de premiação das demais, incentivando a participação da juventude e dos futuros comunicadores.
Fortalecendo a Democracia e a Informação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), enfatizou o valor do jornalismo para a democracia.
“Estou apoiando a criação do 1º Troféu Parlamento, que também incentivará a imprensa local a se aprofundar nas pautas que nascem na instituição,” disse Russi.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, reforçou que o prêmio atua como uma ponte entre as decisões dos deputados e a sociedade, traduzindo as ações do parlamento em informação clara e acessível.
O projeto de resolução n° 764/2025, que institui o prêmio, foi aprovado por unanimidade em setembro e está alinhado aos princípios constitucionais de publicidade e eficiência, reforçando o papel essencial do jornalismo na fiscalização dos poderes constituídos.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários