Cuiabá, 16 de Julho de 2024
Notícia Max
16 de Julho de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 09:14 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 09h:14 - A | A

cultura

Botelho abre exposição sobre a Bíblia Sagrada na Assembleia Legislativa

Nos dias 8 e 9 de julho, acervo do Museu da Bíblia apresenta relíquias de diversos países. Uma delas, em alemão, de Martinho Lutero, traduzida de 1522 a 1534

Da Redação

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (08), a exposição sobre a Bíblia Sagrada, do Museu da Bíblia, de São Paulo, que reuniu autoridades da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB, idealizadora do projeto cultural e o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante dois dias, os visitantes, no saguão de entrada da ALMT, poderão viajar no tempo ao apreciar exemplares que são verdadeiras relíquias da Bíblia Sagrada, nos mais variados idiomas.

Chama a atenção o exemplar traduzido em braile, além de outras relíquias. Tem a traduzida para o alemão, por Martinho Lutero, iniciada em 1522 e concluída em 1534. Consta também a Bíblia, em espanhol, La Santa Biblia: Antiguo y Nuevo Testamentos, de Casiodoro de Reina (1569), revisada por Cipriano de Valera (1602). A versão em português é a Bíblia Sagrada Revista e Corrigida, de Lisboa, em Portugal, 1899. E a Bíblia de Estudo da Reforma, da SBB, de 2017, dentre outras.

Praça da Bíblia na ALMT

Oportunidade em que Botelho reafirmou o compromisso de intensificar o espaço cultural para apresentações como essa. Destacou que, em breve, Mato Grosso vai instituir o Dia da Bíblia, a ser comemorado, anualmente, no segundo domingo de dezembro. Para isso, ele apresentou o Projeto de Lei 1220/2024, em tramitação.

 Botelho, que é evangélico e realiza cultos quinzenais em seu gabinete, também mencionou a construção da Praça da Bíblia, na ALMT. “É muito importante conhecermos a Palavra. Nesta exposição tem Bíblia em braile que eu não conhecia. A Bíblia é o livro da transformação, é importante conhecer, ler sobre Cristo. Junto com minha esposa Sônia leio a Bíblia. Temos projeto de lei que cria Dia da Bíblia, no segundo domingo de dezembro. Outro de criar a praça da Bíblia aqui na Assembleia. A Bíblia é o livro mais lido do ocidente, tem importância social na vida das pessoas. Vamos estimular a leitura cada vez mais”, disse o deputado, ao destacar a proteção às mulheres, ao contar uma passagem bíblica.

Gibson Santos, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil agradeceu o apoio para a exposição inédita. “Com gratidão que estamos aqui neste espaço cedido gentilmente pela Assembleia Legislativa. A esperança da Bíblia é para todos! É o livro formador da sociedade. Essa mostra conta a História. Devemos tornar a Bíblia relevante em espaços como este. A Bíblia impacta na língua e na cultura”, afirmou Santos, ao informar que a Bíblia em braile é doada à população.
Ao destacar que a Bíblia Sagrada é o livro formador da sociedade ocidental, os valores, os princípios e as estruturas, Gibson Santos informou que a SBB trabalha pela criação de movimentos de centros culturais no país.

“Quando pensamos no movimento educacional, a gente volta ao movimento da Reforma Protestante, que iniciou o movimento moderno educacional. Então, dar espaço à Bíblia é dar espaço à cultura, às pessoas que têm esses valores. Parabéns à Assembleia Legislativa, que cedeu o espaço à Sociedade Bíblica no Brasil que procura o crescimento do nosso país e apoia quem mais precisa. Por isso, vamos criar centros culturais que sejam abertos à sociedade”.

“Ficamos felizes com essa parceria e recebemos a exposição belíssima, do Museu da Bíblia, de Barueri, em São Paulo, que conta a história da Bíblia em várias versões. É uma exposição inédita aqui em Mato Grosso. Manuscrita, em hebraico, latim, português, alemão, temos um exemplar de 1522, de Martinho Lutero. Serão dois dias de muito conhecimento e cultura”, disse Mara Visnadi, superintendente do Instituto Memória.

Visitação

A exposição segue nesta segunda-feira (08) e terça-feira (09), das 8h às 17h, no saguão principal da ALMT.

Cultos na ALMT

A Palavra de Deus reúne os servidores da ALMT três vezes por semana. Sob a coordenação do servidor Francisco Geraldo Viana Bezerra Filho, o GV, os cultos acontecem às segunda, terça e quintas-feiras. “Fazemos as orações nos gabinetes, secretarias e outras dependências da Assembleia há seis anos”, disse GV.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários