Cuiabá, 15 de Julho de 2025
Notícia Max
15 de Julho de 2025

POLÍTICA & PODER Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 20:05 - A | A

Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016, 20h:05 - A | A

PESQUISA

Ibope mostra empate entre Procurador Mauro e Emanuel Pinheiro

Da Redação

Reprodução TVCA

 

A TV Centro América divulgou, na noite desta sexta-feira (16), a segunda rodada da pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Cuiabá, que mostrou um distanciamento do procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara Barros (PSOL), e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB). Eles aparecem com 30% e 27%, respectivamente. Considerando a margem de erro, de 4% para mais ou menos, eles estão empatados tecnicamente.

Em terceiro lugar, Wilson Santos (PSDB) possui 20%, o que o coloca tecnicamente empatado com o candidato do PMDB. Julier Sebastião (PDT) tem 7% das intenções de votos, enquanto Serys Slhessarenko tem 2%. Renato Santtana (REDE) não pontuou nessa pesquisa.

Brancos e nulos somaram 9%, enquanto 5% se declararam indecisos. O ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-02684/2016.

Todos os candidatos crescerem em relação à rodada anterior, divulgada no dia 2 de setembro, com exceção de Serys e Santtana, que perderam pontos na pesquisa. Também tiveram redução os percentuais de brancos e nulos.

A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (16) mostrou um crescimento maior de Procurador Mauro e Emanuel Pinheiro. Na pesquisa passada, divulgada no dia 2 de setembro, eles apresentavam 24% e 22%, respectivamente.

Já Wilson Santos, teve um salto menor, de 18% para 20%. Julier tinha 6% no último levantamento. Já Serys Slhessarenko, caiu de 6% para 2%, enquanto Renato Santtana, que tinha 1% não pontuou.

Ao todo foram entrevistadas 602 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de cofiança de 95%. Isso significa dizer que, se a mesma pesquisa for feita 100 vezes, em 95 delas o resultado será o mesmo, com variações apenas dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-02684/2016

REJEIÇÃO

O candidato mais rejeitado pelos eleitores é Wilson Santos: 48% disseram que não votariam nele.

Em seguida, estão Serys (21%), Julier (11%) e Emanuel Pinheiro (10%).  Renato Santtana e Procurador Mauro estão empatados com 9%. 

Ainda conforme o levantamento, 1% dos eleitores declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Enquanto 18% não souberam ou não quiseram responder. 

De acordo com o Ibope, os eleitores puderam escolher mais de um candidato em que não votariam de jeito nenhum. Por isso, a soma das porcentagens pode chegar a mais de 100%. 

2º TURNO

Pela primeira vez nessa eleição, o Ibope elaborou três situações de 2º turno. De acordo com o instituto, os candidatos escolhidos para estes cenários foram aqueles com as intenções de votos mais altas na primeira pesquisa, no dia 2 de setembro.

A margem de erro também foi de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em uma eventual disputa entre o Procurador Mauro e Emanuel Pinheiro, o candidato do PSOL teria 44%, contra 37%. Brancos e nulos somam 13%; 6% não souberam ou não responderam.

Já entre Procurador Mauro e Wilson Santos, seriam 53% de Mauro e 25% de Wilson. Brancos e nulos somam 13%; 8% não souberam ou não responderam.

Caso a disputa fosse entre Emanuel Pinheiro e Wilson Santos, o peemedebista venceria por 49% a 27%. Brancos e nulos somam 18%; 6% não souberam ou não responderam.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários