A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) completou na semana passada 190 anos de fundação. O presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), avalia que o parlamento estadual ocupa um espaço crucial na vida dos mato-grossenses.
“As decisões que são tomadas pelo Poder Legislativo alcançam os cidadãos de forma significativa, pois é o trabalho dos deputados que define a Lei Orçamentária Anual, por exemplo, que é o instrumento que detalha as receitas e despesas na oferta de serviços públicos essenciais como saúde e educação”, pontuou.
Russi lembra que a Assembleia é uma instituição viva, que pulsa a cada legislatura, que se reinventa em cada comissão, que ouve e acolhe nas audiências públicas, e que dá voz à população mato-grossense em sua diversidade, apontando a importância dos deputados na reformulação e modernização das leis ultrapassadas e na fiscalização do Poder Executivo. “O Legislativo não é somente a voz, mas também os olhos e os ouvidos dos cidadãos”, destacou.
Max defende que, há 190 anos, a ALMT vem contribuindo com o desenvolvimento e o progresso do Estado. “As leis econômicas, as políticas estratégicas de desenvolvimento, tudo passa pela Assembleia Legislativa. Mato Grosso conta com um Poder Legislativo atento às suas demandas, a exemplo da discussão sobre a Moratória da Soja, que foi uma das mais recentes pautas de repercussão nacional que passou pela ALMT”.
Outra pauta recentemente discutida no parlamento estadual foi a aprovação do projeto que autorizou a gestão do Hospital Central pela Sociedade Beneficente Albert Einstein. Depois de 34 anos paralisado, o hospital deverá ser inaugurado em setembro deste ano e vai oferecer atendimento de alta complexidade e 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Pautas como essa, do Hospital Central, são um avanço significativo para a saúde pública estadual. Mato Grosso vai contar com uma unidade de saúde de primeiro mundo e a Assembleia Legislativa contribuiu com isso. É um marco histórico que merece ser celebrado”, destaca.
Além dos projetos de lei, a ALMT também tem forte presença social, sendo um espaço de serviços onde a população tem acesso à emissão de documentos e serviços de cidadania. Outro projeto histórico é o Parlamento Jovem, que permite aos estudantes do ensino fundamental participar de atividades educativas no Poder Legislativo e conhecer de perto o processo legislativo como a elaboração de leis, o colégio de líderes e a sessão ordinária.
Para Max Russi, o aniversário de 190 anos não é só uma data no calendário. É um chamado à memória, à responsabilidade e, sobretudo, à esperança. “Somos herdeiros de uma missão nobre e inacabada. Ainda há muito por fazer por um Mato Grosso mais justo, mais sustentável e mais humano.”
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários