Cuiabá, 29 de Abril de 2025
Notícia Max
29 de Abril de 2025

POLÍTICA & PODER Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 08:06 - A | A

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 08h:06 - A | A

OPERAÇÃO DOIS FATORES

PF deflagra ação contra quadrilha suspeita de desviar dinheiro de contas de prefeituras

As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres

Redação

A Polícia Federal deflagrou a Operação Dois Fatores na manhã desta quarta-feira (16) e cumpre 28 mandados, sendo 11 de prisão 17 de busca e apreensão em Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Maranhão e Bahia. A ação, coordenada pela polícia do Mato Grosso, mira uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes bancárias via internet. Prefeituras estavam entre os alvos da quadrilha que desviava dinheiro das contas mantidas na Caixa Econômica Federal.

A investigação teve início a partir de denúncia formulada pela Caixa Econômica Federal que relatava a ocorrência, em poucas horas, de transações fraudulentas que somavam mais de R$ 2 milhões em prejuízo de conta bancária da Prefeitura de Pontes e Lacerda/MT, município localizado a 443 km de Cuiabá/MT. Em um intervalo de quatro dias o prejuízo potencial dos ataques cibernéticos a prefeituras foi superior a R$ 18 milhões.

Ainda de acordo com a polícia a organização tinha integrantes espalhados em várias partes do país e contava com a participação de hackers e de funcionários de empresas de telefonia.

As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres (a 219 km de Cuiabá).

Na ação de hoje, a Polícia Federal visa, além da prisão dos operadores das fraudes e dos beneficiários das transferências fraudulentas, angariar mais provas relacionadas aos crimes cometidos, apreender bens obtidos com o proveito dos ataques cibernéticos e recuperar valores convertidos em criptomoedas.

Os alvos da polícia nesta quarta são do DF, Goiás, Pará, São Paulo, Maranhão e Bahia. A identidade deles não foi revelada até a última atualização desta reportagem. Os responsáveis vão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático mediante fraude e furto qualificado.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários