O selo comemorativo criado em alusão aos 170 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, celebrados em 2004, será exibido a partir desta quarta-feira (23) na exposição “Uma Viagem à Filatelia”, que acontece no saguão de entrada da Casa de Leis e apresenta selos postais do Brasil e do mundo.
O símbolo foi produzido por meio de uma parceria entre o Poder Legislativo Estadual e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e integra a coleção de selos lançados em Mato Grosso, da colecionadora Ana Clara Arruda de Souza, que ficará exposta durante a próxima semana.
Além do selo comemorativo da ALMT, também fazem parte do acervo selos criados em homenagem aos 150 anos de Marechal Cândido Rondon, aos 250 anos de fundação de Cuiabá e aos 90 anos do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, entre outros.
Nesta semana serão expostos ainda coleções com os temas “Walt Disney” (da colecionadora Mariana Santana dos Santos Giolo) e “Lojas e Ilustres Maçons”, (de propriedade de Paulo César Serante).
Já na terceira e última semana da exposição, serão apresentados selos com as temáticas “uniformes militares”, “povos indígenas do Brasil” e “Natal”.
Colecionador de selos (filatelista) há 40 anos, Paulo César Serante é presidente do Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá e dono de uma coleção que conta com milhares de selos. Apaixonado pela atividade, ele destaca a satisfação em torná-la conhecida, por meio da exposição.
“Eu comecei a minha coleção em 1982. Eu era office boy e fui trabalhar em um escritório de contabilidade. O gerente desse escritório comprava selos e eu ia aos Correios muitas vezes e acabou despertando esse desejo em mim. Eu fui juntando aos poucos e também já presenteei muitas pessoas. Além de um grande valor sentimental, o meu acervo também tem valor pecuniário, pois muitos selos são raros”, conta.
Segundo ele, a exposição também é uma forma de homenagem a Ruben Fábio Matos Ferreira, que coleciona selos há 65 anos e, na primeira semana de exposição, apresentou sua coleção de “poetas da língua portuguesa”.
A superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi, explica que a ação realizada em parceria com o Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá tem o objetivo de “promover um espaço de visitação e aprendizagens na Assembleia Legislativa” e faz parte de um projeto maior, denominado “Semear Memória, Colher Cidadania”, que incluirá a realização de exposições itinerantes pelo estado.
Sorteio – Todos que visitarem a exposição podem preencher um cupom para concorrer a um sorteio de uma coleção de selos com o tema “Olimpíadas”.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários