A partir de hoje (16) e pelos próximos 60 dias, a China não estará mais comprando carne de frango brasileira, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América, afiliada de Rede Globo em Mato Grosso, nesta sexta-feira (16).
O cancelamento vem após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais, na cidade de Montenegro no estado do Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.
Segundo Fávaro, o protocolo com a China prevê que, com a presença da doença, toda produção nacional de aves fica impedida de entrar no país asiático, diferentemente do que acontece com os protocolos firmados com outros países – incluindo Arábia Saudita e Japão.
A princípio, esses outros países (quase 200) apenas impedem a entrada de aves produzidas na região onde o vírus foi encontrado. Os outros estados brasileiros permanecem em status de normalidade. O ministro ressaltou que negocia a mudança de protocolo com os chineses.
Por fim, Fávaro disse que medidas já estão sendo tomadas para debelar e impedir a propagação da doença e espera normalizar a situação o mais rápido possível.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários