Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a produção brasileira de carne bovina segue em crescimento, mas o avanço da demanda externa é ainda maior.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no primeiro trimestre deste ano, a produção aumentou 2,73% em relação ao mesmo período de 2024. As exportações brasileiras de carne bovina, por sua vez, cresceram quase 12% em igual comparativo, segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Déficit
No primeiro trimestre, o IBGE aponta que foram produzidas 64,925 mil toneladas a mais de carne frente aos três primeiros meses do ano passado. Já as vendas externas foram ampliadas em 70,972 mil toneladas (Secex) – um déficit de 6,047mil toneladas.
Confira o preço da arroba do boi

Os preços tanto do boi quanto da carne já haviam sinalizado esse quadro, conforme levantamentos do Cepea. O Indicador do Boi Gordo Cepea/Esalq (estado de São Paulo) esteve 22% maior, em termos reais (deflacionados pelo IGP-DI), que no primeiro trimestre de 2024. No mesmo comparativo, a carcaça casada bovina no atacado da Grande São Paulo teve valorização de 23,8%.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários