A vida de Carlos Meira, 18 anos, ganhou novos contornos nessa terça-feira, 11 de agosto de 2015. Formado em 2024 pela Escola Estadual Senador Filinto Müller, em Arenápolis, ele alcançou um feito que poucos estudantes brasileiros conseguem: tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado lhe rendeu um convite do Ministério da Educação (MEC) para receber, em Brasília, uma comenda de honra pelo desempenho.
“Foi emocionante estar lá com o ministro da Educação, Camilo Santana, e saber que meu esforço valeu a pena. Sempre estudei em escola pública e sei que não teria chegado até aqui sem o apoio que recebi”, conta Carlos, com um sorriso tímido, mas cheio de orgulho. Entre os apoios, ele destaca o Pré-Enem Digital, projeto da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que oferece videoaulas, simulados e conteúdos gratuitos para estudantes da rede estadual.
Carlos lembra que aproveitava cada intervalo de tempo para estudar. “Às vezes assistia às aulas pelo celular, em casa, à noite e onde estivesse. O Pré-Enem da Seduc me ajudou a entender como estruturar o texto e organizar as ideias para a redação, sobretudo por meio da plataforma Letrus que trabalha com a Língua Portuguesa”.
Filho de família simples, ele sempre sonhou alto. “Quero poder ajudar crianças e famílias, principalmente em regiões onde o acesso à saúde é mais difícil”, diz. Segundo ele, o primeiro passo já foi dado. Com a nota do Enem, Carlos está prestes a ingressar no curso de Medicina, e promete levar na bagagem o mesmo comprometimento que o fez chegar até aqui.
Enquanto ajeita a medalha recebida em Brasília, ele confessa que ainda não se acostumou com o título de “exemplo” para outros estudantes. “Se eu consegui, qualquer um pode conseguir. É preciso acreditar e aproveitar as oportunidades”, concluiu.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Pré-Enem Digit@l MT representa muito mais do que um curso preparatório: ele é um apoio concreto e acolhedor na trajetória de milhares de jovens que sonham com a universidade, como é o caso do Carlos Meira.
“Com materiais cuidadosamente elaborados, simulados realistas e atividades pensadas para reforçar o aprendizado, o programa oferece aos estudantes a segurança de estarem estudando com base no que realmente será cobrado nas provas”, explica o secretário.
Para ele, se trata de um incentivo que vai além do conteúdo, despertando a confiança e a disciplina necessárias para enfrentar o Enem com mais tranquilidade e determinação. “O Carlos representa bem os 37 mil estudantes da rede estadual que estão aptos para o Enem 2025. Com toda a certeza, no ano que vem mais um estudante nosso vai nos representar em Brasília”.
Pré-Enem digit@l
Cada um dos 27 mil estudantes inscritos no Pré-Enem digit@l desse ano recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses de curso, que vai de março a novembro. O material didático foi elaborado com base no que será aplicado nas provas, todos estruturados com o objetivo de auxiliar o estudante na sala de aula e em casa.
As atividades são desenvolvidas em 13 municípios polo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
As aulas ocorrem tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.
Neste ano, o Pré-Enem Digit@l MT trouxe iniciativas inéditas como pílulas de conhecimento (dicas Enem), fato ou fake (a verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e entre outras ações realizadas paralelamente às aulas regulares, não interferindo na rotina da escola.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários