Cuiabá, 25 de Abril de 2025
Notícia Max
25 de Abril de 2025

CIDADES Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 16:07 - A | A

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 16h:07 - A | A

INSCRIÇÕES ABERTAS

Alunos e professores do Sudeste de MT podem inscrever projetos na Mostra Estadual de Ciência

Pela primeira vez, a seleção de projetos será realizada de forma regionalizada em Mato Grosso; candidatos podem se inscrever até 23 de maio

Da Redação

Estão abertas as inscrições para a XVII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para alunos e professores da rede pública e privada da região Sudeste de Mato Grosso.

Pela primeira vez, a seleção de projetos será realizada de forma regionalizada. As inscrições são gratuitas, seguem abertas até 23 de maio para estudantes da região Sudeste e podem ser realizadas de forma virtual, pela página do evento - clique aqui para acessar. A exposição dos trabalhos ocorre entre 28 e 30 de maio.

“É com grande entusiasmo que anunciamos a abertura das inscrições para a MECTI. Neste ano, o evento contará com etapas classificatórias e mostras nas cinco regiões de Mato Grosso. Os projetos selecionados avançam para a grande final na etapa estadual em Cuiabá”, afirma o secretário Allan Kardec.

Os interessados poderão escolher o formato de apresentação (on-line ou presencial). As categorias das pesquisas são ciências, engenharias e economia criativa. Podem participar estudantes da rede pública e privada do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além de alunos dos três anos do ensino médio, inclusive os que estão fazendo cursos técnico profissionalizante. Os projetos passarão por uma avaliação antes do anúncio dos selecionados para a mostra, e os resultados divulgados no dia 26 de maio.

“O objetivo da mostra é fomentar a pesquisa científica nas escolas e estimular o pensamento criativo, cidadania e qualificação para o mundo do trabalho”, completa o coordenador do programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael.

Cada projeto inscrito deverá ser representado por, no máximo, dois participantes, sendo um estudante e um professor-orientador. Dos 90 trabalhos selecionados nas regionais, 40 serão apresentados de forma presencial na etapa final e o restante na modalidade virtual.

Mais detalhes, como a relação de municípios por regional, podem ser conferidos no edital - clique aqui para acessar.

Etapa estadual

A etapa estadual será finalizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre 22 e 24 de outubro, em Cuiabá, onde os trabalhos serão expostos ao público.

Os projetos com melhor pontuação (1º lugar) do ensino fundamental, médio e técnico terão como premiação um smartphone para cada aluno vencedor. Os alunos também podem ganhar um notebook, oferecido pelo Instituto Farmun, para os melhores trabalhos no tema agro.

Os dois projetos das categorias ensino médio e/ou técnico com maior pontuação e o vencedor do prêmio Farmun serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP).

Serão ofertadas ainda 24 bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) de R$ 300,00 mensais através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A duração será de até 12 meses para os primeiros colocados em todas as categorias.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários