Entre passos firmes, sorrisos largos e muita vibração positiva, o Fórum de Cuiabá encerrou, nesta sexta-feira (24 de outubro), a programação do Outubro Rosa com a 1ª Caminhada “Corra Rosa, Viva Forte”, em uma noite marcada por união, autocuidado e amor à vida.
A concentração começou no Fórum da Capital e seguiu até a Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), reunindo magistradas, servidoras, colaboradores e familiares em um percurso simbólico, que representou a força coletiva do Judiciário na luta contra o câncer de mama.
A iniciativa foi promovida pela Diretoria do Foro da Comarca de Cuiabá com o propósito de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de celebrar as conquistas e histórias de superação que inspiram tantas mulheres dentro e fora do Judiciário.
De acordo com a diretora do Fórum, juíza Hanae Yamamura de Oliveira, a campanha tem um papel fundamental não apenas para a sociedade, mas também para o público interno. “Queremos sensibilizar magistradas, servidoras, colaboradoras e até jurisdicionadas que frequentam o Fórum sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que ainda é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo”, destacou.
Ela ressaltou ainda que o objetivo é fazer com que todas as mulheres se sintam acolhidas e amparadas. “Sabemos o quanto é difícil passar por uma doença sozinha. Queremos que elas sintam que não estão sozinhas e que podem contar conosco caso recebam um diagnóstico ou tenham alguém próximo enfrentando essa situação”, completou.
Durante todo mês, o Fórum promoveu palestras, rodas de conversa e ações voltadas à saúde e ao bem-estar de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as). A caminhada encerrou a programação de forma simbólica, traduzindo em movimento o que foi vivido em cada atividade, que é o incentivo ao autocuidado e à solidariedade.
Entre os participantes, o clima era de leveza e animação. Todos usavam camisetas cor-de-rosa e laços que remetiam à campanha. O final do percurso, na sede da Amam, selou o encerramento de um mês inteiro dedicado ao fortalecimento da consciência sobre a saúde da mulher.
A gestora do Fórum de Cuiabá, Phiama Prado, explicou que a caminhada simboliza muito mais do que um simples ato coletivo. “Ela representa empatia, força e união, valores que movem o Fórum de Cuiabá. É um momento de demonstrar a força feminina, a solidariedade e o compromisso com o bem social, que também são pilares da Justiça”, afirmou.
Phiama também destacou a homenagem feita às servidoras que venceram o câncer de mama. “Criamos o Pink Box, uma caixinha simbólica que presta homenagem a essas mulheres guerreiras. Duas servidoras que superaram a doença estão aqui conosco, celebrando a vida e a vitória”, acrescentou.
Entre essas servidoras está Glenda Regina Balbinotti, enfermeira do Tribunal de Justiça lotada no Fórum de Cuiabá, que enfrentou e venceu o câncer de mama. “Vivenciei todo o processo: o diagnóstico, o tratamento e consegui vencer. Estar aqui é uma forma de motivar e inspirar outras pessoas a cuidarem de si mesmas. É um prazer enorme poder compartilhar essa mensagem”, contou emocionada.
Para ela, participar do Outubro Rosa no Fórum tem um significado especial. “Essas ações são extremamente importantes, especialmente por trazerem visibilidade para o tema. O câncer de mama ainda é a doença que mais acomete e mata mulheres no Brasil. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho”, reforçou.
Glenda celebra cinco anos de remissão e deixa uma mensagem inspiradora a outras mulheres. “Se amem, se cuidem e mantenham seus exames em dia. O autocuidado é essencial. E sempre que possível, incentivem outras mulheres a buscarem ajuda e cuidarem da própria saúde. É possível vencer”.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.








0 Comentários