Cuiabá, 28 de Maio de 2024
Notícia Max
28 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 10:48 - A | A

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 10h:48 - A | A

BAIRRO VERDÃO

Campanha de Saúde Bucal terá quinta edição neste sábado

Da Redação

 

O Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca realiza neste sábado (10), na Clinica Odontológica do bairro Verdão, a quinta edição da campanha de busca ativa do câncer de boca deste ano. Ao todo a campanha já atendeu 81 pessoas de junho até agora. Nesse período, técnicos da Saúde Bucal constataram um total de 12 lesões que foram encaminhadas para tratamento. Nenhuma delas cancerígenas.

A campanha permanente de câncer de boca é uma ação  coordenada pela Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá .   Este ano,  a proposta é fazer 10 etapas da campanha.

As ações estão sendo realizadas nos Centros de Especialidades Odontológicas e Clínicas Odontológicas nos bairros Dom Aquino, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, Jardim Leblon, CPA 3, Tijucal e Coxipó.

A coordenadora de Saúde Bucal, Cristhiane Almeida Leite, lembra que a campanha além de fortalecer as ações de busca a lesões suspeitas do câncer de boca é um importante instrumento de orientação para a população. “É fundamental que a população esteja consciente da necessidade de eliminar os fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças”, explicou a ela destacando que “a campanha é uma ação de conscientização e a população deve estar atenta ao oferecimento desse serviço”.

O câncer de boca é considerado um problema de saúde publica. Em 2016, por exemplo, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso a estimativa segundo o sexo é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

Em todas as etapas da campanha, além da busca ativa das lesões potencialmente malignas, através de exame clínico detalhado, e encaminhamento desses pacientes para tratamento, os profissionais orientam a população no sentido de manter hábitos saudáveis evitando o fumo e as bebidas alcoólicas e, ter uma boa higiene bucal, realizar uma dieta saudável a base de frutas e verduras e consultar regularmente um cirurgião-dentista. Também durante a campanha serão entregues kits de higiene oral.

“Atualmente cada vez mais, jovens adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído. Hoje em dia, atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilistas, e são mais jovens", relata a estomatologista dra. Diurianne França.

Estudos apontam que em casos de câncer de amídala a incidência do HPV cresceu de 25%, registrados há 20 anos, para 80%. Outras pesquisas mostraram que 32% dos casos de câncer de boca em jovens adultos eram em portadores do vírus HPV. Em pacientes acima de 50 anos, a presença do vírus foi detectada em apenas 8%. Cabe ressaltar que não se deve relacionar a transmissão do HPV exclusivamente à atividade sexual. "O vírus pode ser transmitido por saliva, com um beijo, por exemplo. Antigamente não era educado beber no copo de ninguém, hoje já é uma coisa normal”, destacou a estomatologista. Estima-se que entre 25% e 50% das mulheres e 50% dos homens estejam infectados pelo HPV em todo mundo. Mas a maioria das infecções é transitória, segundo especialistas do Inca, e são combatidas espontaneamente pelo sistema imune.

Outra informação importante é que a taxa de mortalidade do câncer de boca, segundo os especialistas, está em torno de 50% dos casos.  “Considerando o elevado índice de morbidade e mortalidade, e pela grande possibilidade de diminuição desses índices através da identificação precoce, existe um esforço do sistema de saúde em relação ao problema”, salientou Diurianne França.

Confira as datas das Campanha de Busca Ativa do Câncer de Boca/2016.

SETEMBRO

Dia 10 – Clínica Odontológica do Bairro Verdão

Dia 24 – Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral

Outubro

Dia 08 – Clínica Odontológica  Jardim Leblon

Dia 29 – Clínica Odontológica CPA 3

Novembro

Dia 26 – Centro de Especialidades Odontológicas Tijucal

Dezembro

 Dia 03 – Clínica Odontológica Coxipó

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários